Passar para o Conteúdo Principal

U-Bike disponibiliza bicicletas elétricas à comunidade académica do IPL

Foto u bike 1 675 2500
05 Janeiro 2018

O Município de Leiria formalizou esta quarta-feira a adesão ao projecto U-Bike Portugal, no âmbito do qual a comunidade académica do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) vai utilizar 220 bicicletas elétricas, com o objetivo de alterar os comportamentos de mobilidade, em detrimento do uso do transporte individual motorizado, contribuindo para uma mobilidade mais sustentável nos campus universitários e nos territórios em que estão instalados.

Esta iniciativa resulta da aprovação de uma candidatura ao projeto U-Bike Portugal, desenvolvida em parceria entre o IPL e o Município, sendo tecnicamente suportada, como documento estratégico, pelo Plano Estratégico de Mobilidade e Transportes de Leiria, envolvendo um investimento de 623.395,98 euros, com financiamento por fundos comunitários.

Refira-se que o projeto U-BIKE – Operação Politécnico de Leiria visa a disponibilização de 220 bicicletas elétricas para uso público, pela comunidade académica, com especial enfoque nos estudantes.

No âmbito dos 15 projetos aprovados a nível nacional, serão adquiridas 3.234 bicicletas, 2.096 elétricas e 1.138 convencionais, para utilização das comunidades académicas, com o objetivo de, até ao ano de 2018, serem percorridos mais de 2.412.141 km pela população aderente ao modo ciclável e, consequentemente, gerar economias de energia de 166,34 tep (toneladas equivalentes de petróleo).

Esta iniciativa enquadra-se na estratégia de desenvolvimento de ações com o objetivo de cumprir os compromissos assumidos ao nível da redução de consumo de energia, das emissões de gases com efeito de estufa e de poluentes atmosféricos e da necessidade de diminuição do congestionamento das cidades, nomeadamente pela racionalização do uso do automóvel, e simultaneamente, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos.

Este projeto de âmbito nacional, coordenado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT), está alinhado com a programação do Portugal 2020, nomeadamente com o Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), em particular no que concerne ao apoio às instituições públicas de ensino superior para aquisição de bicicletas.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999