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Leiria quer alargar candidatura a Capital Europeia da Cultura a toda a região

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09 Fevereiro 2018

O vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, defendeu esta sexta-feira que a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027 deve ser alargada a toda a região, envolvendo autarquias, associativismo e instituições.

“A nossa ambição de sermos candidatos não está virada para o nosso umbigo, porque seremos muito fracos se pensarmos só em nós. Achamos que a nossa candidatura deverá incluir um território muito abrangente”, disse Gonçalo Lopes na sessão de apresentação do programa de eventos em Leiria durante 2016, destacando a riqueza que esta região representa do ponto de vista cultural.

Para materializar esta união, o autarca anunciou a constituição de um Fórum de Cultura Regional, com o propósito de dar “músculo” à candidatura, que beneficiará da agenda cultural de toda a região, com a qual este território conquistará o reconhecimento da sua capacidade para ser capital europeia da cultura.

“Para isso é preciso construir vontade política neste território”, disse, acrescentando que esta ambição tem de “transbordar Leiria e chegar a outros concelhos”.

Embaixadores de Leiria
Na sua intervenção, o vereador da Cultura desafiou os leirienses a assumirem-se como embaixadores de um território que, sublinhou, "nos enche de orgulho", e que em 2017 atraiu mais de 357 mil visitantes para as atividades culturais.

“Cada um pode ser embaixador do seu território, da sua freguesia, da sua rua, do seu concelho do seu país. Se cada um der o seu contributo, podemos atrair muito mais pessoas e gerar mais riqueza no local onde vivemos”, disse.

Esta estratégia é validada pelo crescente número de visitantes aos espaços culturais do município, que cresceram de 134.514 visitantes em 2016 para 155.224 em 2017.

No ano passado, o total de consumidores de bens culturais no concelho atingiu 357.543 pessoas, mais do que os 334.591 em 2016. Desde 2010, o total ascende a 1.967.194, representando um crescimento de 325%.

Além da programação cultural, que contempla largas centenas de eventos, o potenciar da rede de museus e espaços culturais, incrementar a programação dos teatros municipais, cativar os leirienses a conhecerem as suas origens e a sentirem orgulho na história do território, qualificar a atividade cultural e trabalhar em rede com o movimento associativo local são outras prioridades de uma estratégia que encara a oferta cultural como um fator de atração turística e de dinamização da atividade económica.

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