Passar para o Conteúdo Principal

Anunciadas novas políticas de apoios e mais investimento no Desporto

Desporto palheira 1 675 2500
02 Março 2018

O Município de Leiria anunciou esta quinta-feira uma nova política de apoios, o maior investimento de sempre na valorização das infraestruturas desportivas, bem como as atividades que estão previstas para este primeiro semestre de 2018.

O vereador responsável por este pelouro pretende dar prioridade ao desporto para deficientes, pelo que irá beneficiar os clubes e as associações que apostem no deporto adaptado, facilitando a sua prática.

"O desporto adaptado é uma das grandes prioridades do Município. Vamos receber no dia 29 de abril o Campeonato Nacional de Ténis de Mesa adaptado, que é uma área onde vamos trabalhar", Carlos Palheira.

"Quem desenvolver trabalho federado ou não com populações especiais vai ter, por exemplo, acesso preferencial a equipamentos municipais", destacou, sublinhando que "vai haver uma enorme revolução ao nível do preçário de utilização para estas populações especiais, desde o estádio, a pavilhões e piscinas”. Ou seja, “terão condições muito excecionais", reforçou.

O vereador adiantou que está a ser preparada uma alteração aos regulamentos de utilização dos espaços desportivos municipais. Os clubes ou associações que permitam a prática de desporto a pessoas com deficiência terão uma "dupla majoração" no apoio autárquico, "quer em termos de apoio individual por equipa e por atleta", quer "através do acesso preferencial à instalação em condições únicas".

Também haverá majoração para os clubes que aumentarem a prática de desporto feminino federado. "Verificamos que, a nível informal, desporto feminino tem níveis idênticos ao do masculino, mas no aspeto federado há um decréscimo feminino em cerca de um terço. Queremos fazer uma discriminação positiva".
Na apresentação das principais atividades para o primeiro semestre de 2018, Carlos Palheira destacou a realização, já este fim de semana, da Taça de Portugal de Triatlo, onde são esperadas cerca de 450 pessoas na zona da Ervedeira e Pedrógão.

"É uma prova de grande expectativa, porque vai estar sob o olhar das televisões e vai ser uma oportunidade para promover a região de Leiria".

Nos dias 10 e 11, Leiria será palco de um "evento de enorme expressão a nível internacional". A Taça da Europa de lançamentos levará a Leiria "campeões olímpicos e seleções nacionais de mais de 20 países".

Uma das novidades é o acolhimento do torneio de apuramento do Campeonato do Mundo de Andebol de juniores A em femininos, com a presença das seleções de Portugal, Espanha, Áustria e Bulgária.

O desporto informal é também uma das prioridades da autarquia, que irá reforçar a organização da rede de percursos pedestres, em colaboração com o Núcleo de Espeleologia de Leiria, passando de seis para dez.

"Vamos começar a desenvolver atividades do desporto informal em conjunto com os ginásios da cidade, na arena do desporto, que se localizará no centro de Leiria", revelou ainda.

Provas do Campeonato do Mundo de Aeromodelismo e de Drones, etapas nacionais de skate e futebol de formação fazem parte da programação do Município de Leiria, que espera ainda a presença entre 800 a 1.000 pessoas no OCR-Police Challenge, uma "prova de obstáculos, desafios e superação".
"Será uma prova de 'aferição' para o ano pensar-se numa etapa do campeonato do mundo da modalidade", disse Carlos Palheira.

O vereador informou ainda que está ser feito um investimento em várias infraestruturas do concelho ao nível da eficiência energética, melhoramentos físicos e de equipamentos, nomeadamente no Estádio de Leiria, nas piscinas municipais, nas piscinas da Maceira e Caranguejeira, no Centro Nacional de Lançamentos e em vários pavilhões.

"De referir que o pavilhão das Cortes será o único do país inclusivo, cujas obras deverão arrancar até ao final do ano. Terá características únicas no apoio às pessoas do desporto adaptado", frisou.

Outra das novidades apresentadas será o modelo de apoio aos clubes, que irá ao encontro temporal da sua atividade, já que uns trabalham com a época desportiva e outras com o ano civil.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999