Leiria quer estender Festa dos Museus a toda a região a partir de 2019

Festa dos museus 1 675 2500
09 Março 2018

A Festa dos Museus regressa a setes espaços culturais do concelho, de 16 a 22 de abril, com um programa que pretende consolidar a vocação cultural de Leiria e a sua ambição de ser Capital Europeia da Cultura em 2027.

Na apresentação do programa, que contempla visitas guiadas, roteiros, atividades dos serviços educativos dos museus, exposições, dança, teatro, cinema e música, o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, manifestou o desejo de estender esta iniciativa a toda a região a partir do próximo ano.

“Vai ser um grande desafio nos próximos anos”, referiu Gonçalo Lopes, realçando o potencial que pode representar a criação de um mercado regional para a cultura, numa área que se estende até à zona das Caldas Rainha, Ourém e Tomar.

“Um dos grandes desígnios de 2019 é que esta programação, que tem uma base estratégica bem estruturada, se possa estender a outros patrimónios da região de modo a criar uma rede e uma coesão própria de uma região capaz de receber eventos de grande dimensão”, disse o vereador, aludindo a um universo de 300 mil habitantes.

“Se este público servir toda a massa cultural teremos muito mais procura, o que originará mais e melhor oferta cultural”, defendeu.

Quanto à edição deste ano, a programação vai ocupar o Castelo, Museu de Leiria, m|i|mo – museu da imagem em movimento, Centro de Diálogo Intercultural, Moinho do Papel, Agromuseu Municipal D. Julinha e Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho (Lapedo), que terão entradas livres, num convite a toda a população leiriense a participar nesta grande festa da cultura.

Uma das apostas da programação é a música, que foi desenhada por Hugo Ferreira e Guilherme Garrido, dois agentes culturais de Leiria que apostam numa série de nomes que fazem um cruzamento entre a tradição e contemporaneidade, do clássico ao eletrónico, para todas as idades e todos os gostos.
Joana Gama, Sean Riley, Omiri, Beatbombers e Farratuga são alguns dos nomes em destaque, num programa que conta com a participação de La Baq, um nome emergente da nova música brasileira.