Garrafas dão ‘à costa’ com mensagens a apelar à limpeza das praias

Garrafa 1 675 2500
12 Março 2018

Mais de uma dezena de garrafas com uma mensagem a apelar à limpeza da praia do Pedrógão “deu à costa” na secretária de jornalistas e vereadores, numa campanha do Município de Leiria, que promove dia 17 de março a primeira de uma série de ações de limpeza do areal.

Nas mensagens, jornalistas e vereadores são desafiados a participarem nesta ação, com o objetivo de recolher o lixo que o mar devolve para a costa, um convite que se estende a toda a população.

“Esta garrafa já testemunhou momentos de grande alegria. De festa, de celebração da vida, de brindes ao futuro e à amizade.

Mas também fez a sua travessia do oceano, até dar à costa, onde juntamente com tanto outro lixo polui as nossas praias.

Esta é uma história que ainda pode ter um final feliz. Contamos com a sua ajuda, no próximo dia 17 de março: vamos deitar mãos à obra e limpar o areal da praia do Pedrógão.

Venha ajudar-nos a salvar o planeta. Os pequenos gestos contam”, lê-se na mensagem colocada dentro das garrafas que foram recolhidas depois de darem à costa.

Além da ação marcada para dia 17 de março, estão agendadas novas datas: 21 de abril, 18 de maio, 16 de junho, 21 de julho e 15 de setembro, com o propósito de fomentar a consciência ecológica dos cidadãos, promover boas práticas ambientais, seguir as linhas orientadoras da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020, no que concerne ao pilar ‘Valorizar o território’, e contribuir para o alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável e promover o voluntariado ambiental.

Ana Esperança, vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Leiria, defende a importância de “envolver toda a população no esforço de defesa e salvaguarda do nosso ambiente, uma responsabilidade que deve ser partilhada por todos”.

Os interessados em participar na ação de limpeza marcada para dia 17 de março, podem inscrever-se por e-mail - cia@cm-leiria.pt – e usufruir de transporte para a praia, com saída às 09:00, junto aos Paços do Concelho, sendo a lotação limitada a 50 lugares.
Para quem se dirigir diretamente à praia, o ponto de encontro é a rotunda do Casal Ventoso, às 10:00.

Esta campanha conta com o apoio da Junta de Freguesia do Coimbrão, SUMA, e Valorlis – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos.