Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Filme sobre o Menino do Lapedo distinguido no festival Firenze Archeofilme

Lapedo1 1 675 2500
21 Março 2018

O filme sobre o Menino do Lapedo, realizado para o Museu de Leiria, obteve uma distinção do júri no festival Firenze Archeofilme, em Florença, Itália.

Segundo o júri, o filme “Uma história com 29 000 anos: recriação imaginada do enterramento do Menino do Lapedo”, de Diogo Vilhena, “é uma eficaz sugestão através de imagens rápidas, que em apenas cinco minutos narram e envolvem contextualmente o espetador no enterramento de uma criança paleolítica pelos seus familiares”.

“O meio estilístico empregue, a qualidade da fotografia e o uso da cor, pela subtração, criam um forte quadro emocional mediante o qual o observador se torna ator e participa no trágico evento”, destacam, considerando tratar-se de um “exemplo valioso”, naquele festival, “de harmonia e concordância entre meio e conteúdo”. O filme, acrescentam, “também se destaca pela sua originalidade, no que respeita à categoria de curta duração, porque, um dos pontos fortes do filme é o ritmo perfeitamente equilibrado da narrativa”.

Recorde-se que o filme foi promovido pela Câmara Municipal de Leiria, sendo uma produção da ArqueoHoje, com coordenação de Joaquim Garcia (ArqueoHoje), realização e câmara de Diogo Vilhena, cabendo a coordenação científica e argumento a Ana Cristina Araújo e Ana Maria Costa.

Com direção de fotografia de Diogo Vilhena e Joaquim Garcia, teve como atores Filipe Eusébio, João Almeida, Luana Almeida, Sara Lourenço e Pedro Oliveira (Grupo de Teatro "O Nariz"). Os assistentes de som foram Mariana Garcia e João Francisco Frias.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete