Centenário do nascimento de Miguel Franco assinalado em Leiria

Miguel franco 1 675 2500
09 Abril 2018

O centenário do nascimento de Miguel Franco vai ser assinalado em Leiria com um programa comemorativo, com início dia 14 de abril, no Teatro Miguel Franco, em que será prestada homenagem a uma das principais figuras de Leiria na área da cultura.

A cerimónia tem início às 15:30, com a participação de Maria João Franco, filha do homenageado, Miguel Cardoso, realizador do documentário biográfico sobre Miguel Franco, Hélder Costa, dramaturgo, encenador e ator, e Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria.

Na sessão está ainda prevista a atuação do Coro do Orfeão de Leiria e a estreia do documentário biográfico sobre Miguel Franco.
O centenário será ainda assinalado com um Ciclo de Cinema Miguel Franco, de 14 de abril a 28 de julho, com sessões às 21:30.
Dia 14 de abril, serão exibidos os filme “O tesoiro” e “O Senhor”, ambos realizados por António Campos, em 1958 e 1959, respetivamente.

Dia 14 de maio serão apresentados os filmes “O crime de aldeia velha”, com realização de Manuel Guimarães, em 1964, e no dia 29 de maio, é projetado “Domingo à tarde”, realizado por António de Macedo, em 1965.

A 12 de junho será exibido “O Cerco, a 26 de junho “Lotação Esgotada”, a 03 de julho “A Fuga, a 10 de julho “O Rei das Berlengas, dia 17 de julho “A Culpa”, no dia 24 do mesmo mês “Manhã Submersa” e “Vidas” no dia 28.

Nos dias 29 de setembro e 8 de outubro, às 16:00, haverá leituras encenadas no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria (Igreja da Misericórdia), com legenda do de Miguel Lino.

No mês de novembro, a Galeria Manuel Artur Santos do Centro Cultural Mercado de Sant’Ana acolhe uma exposição biográfica.