Passar para o Conteúdo Principal

Exposição mostra monumentos de Leiria em maquetas

Estadio1 1 675 2500
10 Abril 2018

O edifício da Câmara Municipal de Leiria vai acolher, de 23 de abril a 31 de maio, uma exposição com os mais emblemáticos monumentos de Leiria em maquetas à escala, produzidos pelo artesão Luís Cruz que, com esta iniciativa, assinala 60 anos de ligação à arte.

O Castelo de Leiria, Santuário de Nossa Senhora da Encarnação, Museu de Leiria e igreja de Santo Agostinho, Estádio Municipal de Leiria e Vila Portela são alguns dos monumentos que apresenta em miniatura nesta exposição, em que recorre a materiais como madeira, missangas, cortiça, fósforos, entre muitos outros.

Luís Manuel Cruz Oliveira, casado, reside há cerca de 50 anos na cidade de Leiria. Aposentado da Câmara Municipal de Leiria, este artesão desenvolve a sua paixão pelas artes desde os 13 anos, idade em que despertou para as artes manuais, através da qual exprime uma criatividade singular.

Com uma natureza artística polifacetada, a sua vida é revelada numa simplicidade que lhe é reconhecida, tendo, ao longo do seu percurso, realizado inúmeras obras com uma qualidade cada vez mais aprimorada.

A ideia de incrustação de missangas nos seus trabalhos surgiu por influência da sua vivência no Oriente, aquando da sua passagem pela vida militar em Timor.

Entre as dezenas de brasões e emblemas que já executou, destaca um que foi doado ao Papa Francisco em 2013, em Itália, peça que se encontra patente no Museu do Vaticano.

No seu currículo conta com inúmeras exposições individuais e coletivas, sendo uma das mais recentes no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999