Festa dos Museus: sete dias para sair da caixa em Leiria

Baner cml 1 675 2500
12 Abril 2018

Durante sete dias, os nossos museus saem da caixa. Nas salas onde habitualmente apenas se sussurra, elevam-se grandes vozes, reinventam-se clássicos da música portuguesa, apresentam-se as novas tendência do Brasil e recupera-se a essência dos cantares do nosso povo.

Nos nossos monumentos, o improvável acontece e até as sombras ganham cor e vida.

À noite, rompe-se o silêncio com visitas guiadas, as pedras contam histórias e há quem corra à procura de tesouros de mouros, numa grande festa que é preciso viver grão a grão.

Não perca uma viagem que nos leva nas asas das aves que habitam o castelo e em que os jograis dos reis nos desafiam para jogos que põem à prova toda a nossa energia, até a mental.

Com um programa desta qualidade, não espanta que já esteja inscrito D. Afonso Henriques, a Rainha Santa Isabel e o Alcaide-mor Lourenço Martins de Leiria, que não quiseram perder a visita guiada ao castelo.

É verdade que são sete dias de festa em sete espaços, mas este programa não é uma cabala, ainda que o roteiro nos leve pelos caminhos de uma memória judaica que perdura nas ruas da velha urbe.

Na despedida, ainda haveremos de cantar uma serenata à nossa amada Leiria, mas com vozes do fado de Coimbra.

O Castelo, Museu de Leiria, m|i|mo – museu da imagem em movimento, Centro de Diálogo Intercultural, Moinho do Papel, Agromuseu Municipal D. Julinha e Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho (Lapedo) são anfitriões desta grande festa.

Confira aqui o programa e visite-nos.

Programa Festa dos Museus