Pensamento Computacional na Educação Pré-Escolar
Os Municípios de Leiria e de Porto de Mós e o Centro de Competências Entre Mar e Serra apresentam publicamente o projeto “Pensamento Computacional na Educação Pré-Escolar”, no dia 1 de Junho, sexta-feira, às 11:00, no auditório da Escola Secundária Domingos Sequeira. Para além da apresentação do projeto, está prevista a entrega simbólica de robôs aos diretores dos nove Agrupamentos de Escolas envolvidos e atividades de demonstração por alunos e educadoras de dois jardins-de-infância de Leiria e de Porto de Mós.
Esta iniciativa tem como finalidades lançar as bases para uma reflexão conjunta sobre formas de, a brincar em contextos reais, e, de momento, sem usar computadores, desenvolver habilidades mentais para a grande aventura da descoberta de si próprios e do Mundo que os rodeia.
Estamos a refletir, com 70 Educadores(as) de Leiria e Porto de Mós, modos de desenvolver as competências do Pensamento Computacional nas crianças, fazendo as brincadeiras que sempre se fizeram, com os materiais tradicionais. O que faz a diferença é o modo com a criança é envolvida no planeamento e execução das atividades, e o seu potencial para desenvolver habilidades mentais para resolver problemas.
O projeto compreende um programa de formação creditada para docentes, que articula a formação em sala com a realização de atividades com alunos, envolve 53 estabelecimentos da educação pré-escolar no concelho de Leiria (41) e de Porto de Mós (12), e cerca de 1 000 crianças, a quem foram disponibilizados, pelos respetivos municípios, 130 kits de aprendizagem de programação de pequenos robôs, utilizando o toque.
O Pensamento Computacional afirma-se como uma nova forma de literacia para o nosso século e abre portas para a nova escola em construção, mas, para além das abordagens conceptuais, parece-nos fundamental consensualizar e aprofundar modos de intervenção, tendo em conta a idade das crianças e os contextos de cada jardim-de-infância. E é isso que estamos a descobrir com a participação empenhada das Educadoras e das crianças.
No final no ano letivo, será desenhado um projeto de intervenção, alicerçado em práticas e na respetiva avaliação, e definidas as estratégias para aprofundar o projeto na Educação Pré-Escolar e dar-lhe continuidade no 1.º Ciclo do Ensino Básico.