Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  

Eco Escolas concluíram com sucesso a "Rota pela Floresta"

Ecoescolas 1 675 2500
20 Junho 2018

Um grupo de alunos e professores das Escolas EB Amarela, EB Barosa, EB Capuchos, EB Guimarota e Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (ESALV) foi recebido esta quarta-feira na entrada principal da Câmara Municipal de Leiria pelos vereadores Ana Esperança e Carlos Palheira, no âmbito da "Rota pela Floresta", um projeto da Associação Portuguesa Bandeira Azul, ao qual o Município de Leiria se associou desde a primeira hora e que teve como principal objetivo agir pela proteção dos ecossistemas existentes no município, com particular enfoque na floresta.

Durante esta receção, os alunos entregaram, simbolicamente, à vereadora do Ambiente, Ana Esperança, os pergaminhos que circularam pelas escolas com o objetivo de motivar sugestões, registar opiniões e simbolizar compromissos relativamente à proteção e gestão sustentável dos ecossistemas em geral e da floresta em particular, bem como a pá e Bandeira da Rota da floresta assinada por todos os participantes no projeto.

Neste encontro estiveram também presentes alguns concessionários de marcas automóveis com veículos híbridos e elétricos que se associaram à iniciativa, cedendo as suas viaturas para o transporte dos alunos entre as Eco Escolas.

A “Rota pela Floresta”

A Rota teve início no dia 21 de março, dia da floresta, com a entrega do pergaminho por parte dos alunos do Colégio Dr. Luís Pereira da Costa aos alunos do Centro de Bem Estar Infantil de Monte Real.

Este projeto da Associação Portuguesa Bandeira Azul pretende constituir‐se numa ação catalisadora de sinergias entre as escolas e as respetivas autarquias (municípios e freguesias) com o principal objetivo de agir pela proteção dos ecossistemas existentes no município, com particular enfoque na floresta.

Estruturada em torno de uma atividade que visa ainda promover a mobilidade sustentável e incentivar o exercício da cidadania alertando para os direitos, deveres e responsabilidades de cada um dos intervenientes, a "Rota pela Floresta" integra‐se no projeto “Do CO2 ao O2”.

A Organização da iniciativa definiu um traçado de percurso entre as escolas aderentes ao projeto, nas quais se realizaram várias atividades com destaque para a plantação de árvores, limpeza de espaços exteriores e manutenção de hortas escolares.

Pretendeu-se com esta Rota que fosse promovida uma pegada carbónica o mais reduzida possível, privilegiando, sempre que houve hipótese, os percursos pedestres, em bicicleta ou outros meios equivalentes. Para tal, o Município de Leiria contou com o apoio de alguns concessionários, nomeadamente LPM – Comércio Automóvel S.A., Leiribéria – Grupo AM Confraria, Sodicentro Coimbra e Auto Júlio, que aderiram ao projeto através da cedência de carros elétricos ou híbridos para assegurar o transporte dos alunos.

Participaram na Rota pela Floresta, no Concelho de Leiria, 14 Eco Escolas do Concelho:

1. Colégio Dr. Luís Pereira da Costa

2. Centro de Bem Estar Infantil de Monte Real

3. Escola Secundária Afonso Lopes Vieira

4. Colégio Senhor dos Milagres

5. EBI Colmeias

6. EB 23 Correia Alexandre

7. Escola Básica de Santa Catarina da Serra

8. Escola Básica e Secundária Henrique Sommer

9. Colégio Dinis de Melo

10. EB Barosa

11. Centro Escolar da Barreira

12. EB Guimarota

13. EB Amarela

14. EB Capuchos

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete