Passar para o Conteúdo Principal

Município apresenta ações piloto para prevenção e gestão de resíduos

Urban wins 1 675 2500
05 Julho 2018

O Município de Leiria promove dia 13 de julho, às 17:00, mais uma sessão integrada no projeto europeu UrbanWins, que pretende desenvolver e testar métodos para a conceção e implementação de planos estratégicos eco-inovadores para a prevenção de resíduos.

Neste sexto evento participativo (Ágora Local), no Centro de Interpretação Ambiental, será feita a apresentação pública das ações piloto sob avaliação, desenvolvidas na sequência de um conjunto de encontros que contaram com a participação da sociedade civil.

Entre as ações adotadas contam-se um Guia para a Redução do Desperdício Alimentar, um Regulamento para os Eventos Sustentáveis e Formação para o Setor da Restauração e Comércio.

As ações agora apresentadas, serão implementadas com parceiros específicos (Regimento de Artilharia 4, Base Aérea de Monte Real, Instituto Politécnico de Leiria, e Acilis - Associação de Comércio, Indústria e Serviços da Região de Leiria), e resultam de um processo em que tem sido fundamental a participação ativa dos atores locais envolvidos direta ou indiretamente na produção e gestão de resíduos - desde o cidadão comum, às empresas, às entidades gestoras de resíduos, e decisores políticos, entre outros.


O projeto UrbanWINS
Financiado pelo programa europeu Horizonte 2020, está a ser implementado desde Junho de 2016 por oito municípios, entre os quais Leiria, e 19 instituições de investigação em seis países europeus, coordenados pela Municipalidade de Cremona, Itália.

O projeto UrbanWINS tem o ambicioso objetivo de operacionalizar conceitos que, embora muito promissores, são até agora mais teóricos do que práticos: metabolismo urbano, economia circular, e investigação participativa.

Para os tornar mais concretos e praticáveis, o projeto apoia-se em dois pilares principais: por um lado, a construção de um modelo que permita quantificar e analisar o metabolismo urbano das oito cidades piloto, e, por outro lado, a participação ativa de todos os atores envolvidos na produção e gestão de resíduos, e nas respetivas ações de redução e prevenção - desde o cidadão comum, até às empresas, às entidades militares e académicas, os municípios, as entidades gestoras de resíduos e os decisores políticos a nível nacional.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999