“Golden Dreams” em exposição na Galeria Municipal Banco de Portugal

Golden 1 675 2500
01 Agosto 2018

“Golden Dreams” é o título da exposição de Sofia Castro que pode ser visitada na Project Room da Galeria Municipal do Banco de Portugal, entre os dias 04 de agosto e 30 de setembro.

Nesta exposição, Sofia Castro apresenta um ‘remake’ da instalação I.MATERIALIZAÇÃO, que corresponde a um dos exercícios realizados em torno da sua investigação de mestrado sobre a presença do oco na escultura, e tem por base um conjunto de esculturas de fabrico Macaense, Deusas da Fortuna, figuras em porcelana policromada das quais se projetam estruturas de arame e papel.

A artista apresenta ainda a peça Golden Dreams, concebida especificamente para o espaço e que dá o título à exposição. Trata-se de uma instalação de canas e papel de seda, numa evocação às ideias de suspensão e de leveza.

A artista

Sofia Castro nasceu em Lisboa, em 1968. É licenciada em Artes Plásticas - Escultura, pela Faculdade Belas Artes-UL, estudou Desenho e Escultura no Ar.Co, realizando formação complementar nas áreas de curadoria e produção de exposições, história de arte, design e vídeo.

De 1996 a 2011 foi responsável pela coordenação, produção e projeto gráfico de exposições no Museu da Cidade de Lisboa (Pavilhões Branco e Preto), Museu Bordalo Pinheiro e Museu Teatro Romano de Lisboa.

Designer gráfica e coordenadora editorial de vários catálogos, bem como autora de textos curatoriais, conteúdos para guiões e materiais pedagógicos, Sofia Castro Ilustrou os livros: Lengas Lengas e Mais Lengas lengas, Ed. Livros Horizonte.

Em 2006 inicia-se o projeto artístico colectivo laboratório, com outras artistas, que organiza e produz exposições de arte e residências artísticas em vários locais, e no qual já participaram mais de duas dezenas de artistas nacionais e estrangeiros.

Desde 1990 que participou em projectos e exposições bem como residências artísticas e desde outubro de 2011 que se encontra no Arquivo Municipal de Lisboa - Fotográfico, sendo responsável pela curadoria, coordenação e produção de exposições.

De 2015 a 2017 frequentou o Mestrado em Escultura na Faculdade Belas Artes-UL.