Informação - remoção de pinheiro de grande porte

O Município de Leiria informa que, no próximo dia 10 de setembro, irá proceder à remoção de um pinheiro de grande porte, localizado no parque infantil do Parque Tenente Coronel Jaime Filipe da Fonseca, conhecido como Parque do Avião.

Trata-se de um pinheiro das Canárias, que se encontra a ser monitorizado pelos técnicos da Câmara Municipal e o qual tem vindo a apresentar sinais graves de declínio.

Foi também contactado o ICNF e o INIAV, sendo corroborado o parecer do Município, pelo que na salvaguarda de pessoas e bens serão iniciados os procedimentos de remoção.

Neste sentido, importa informar:

O parque infantil e a zona envolvente serão delimitados para a execução dos trabalhos;

Numa política de preservação das espécies arbóreas, serão plantadas 3 árvores de espécie Acer monspessulanum (zelha) no Parque da Cidade;

Do tronco irão nascer bancos de jardim que serão colocados no Parque do Avião e desta forma é possível preservar a memória do pinheiro existente;

A restante madeira será transformada em lenha e entregue no início do inverno a famílias em situação de vulnerabilidade social.