Passar para o Conteúdo Principal

Novo Projeto Educativo Municipal destaca papel da cultura na educação

Smc 1019 1 675 2500
07 Setembro 2018

A apresentação pública do Leiria Concelho Educador - Projeto Educativo Municipal 2018/2021 (PEM), teve lugar esta sexta-feira, no Teatro Miguel Franco, e contou com a presença representantes do Executivo Municipal de Leiria, Juntas de Freguesia, Agrupamentos Escolares, Escolas Secundárias e Colégios, membros do Conselho Municipal de Educação, parceiros do projeto, presidentes e representantes dos Conselhos Gerais e Pedagógicos das escolas, bem como professores e representantes das diversas entidades envolvidas no projeto.

“O Projeto Educativo Municipal assenta num trabalho em rede e está alicerçado numa cultura colaborativa. Tentamos com este projeto dar resposta às necessidades mas também temos oportunidade de evidenciar quais são as nossas potencialidades.” afirmou a vereadora da educação, Anabela Graça, que conduziu a apresentação do projeto com a colaboração dos vereadores Carlos Palheira, Ana Esperança e Ana Valentim, entre representantes das demais entidades envolvidas no PEM.

O recurso à arte e às diferentes correntes estéticas é uma das novidades do Projeto Educativo Municipal, documento orientador da política educativa no concelho de Leiria para o período 2018-2021, e aprovado em reunião de Câmara de 21 de agosto.

 

Leiria Concelho Educador -Projeto Educativo Municipal 2018/2021

O novo PEM, cuja elaboração contou com um conjunto alargado de contributos de toda a comunidade educativa, prevê que as atividades a desenvolver sejam complementares ao trabalho realizado em sala de aula, contribuindo para a consolidação prática dos conteúdos programáticos.

A descoberta do património da cidade e a colocação em prática dos conhecimentos adquiridos ou a visita aos espaços culturais do Município são outras propostas deste documento, que aposta na promoção da identidade local e formação de públicos de cultura, com o envolvimento dos pais através de comportamentos replicadores de hábitos formativos.

A promoção do sucesso escolar continua a ser o objetivo central deste projeto, recorrendo a processos inovadores e lúdicos, de modo a garantir também a qualidade de vida e bem-estar do aluno, cimentando, por outro lado, uma cultura de comunicação entre os parceiros educativos.

Refira-se que o projeto educativo visa a integração de dinâmicas relacionadas com as iniciativas de todos os membros da comunidade educativa, estreitando os laços entre a escola e a comunidade e valorizando a iniciativa dos membros da comunidade educativa, na dupla perspetiva de satisfação dos objetivos do sistema educativo e da realidade social em que a escola se insere.

O PEM tem como missão consolidar Leiria como um concelho de educação e cultura, inovador, criativo e de excelência, tendo sido estruturado em três eixos: Conhecimento, Capacidades e Atitude; Leiria, Concelho de Educação e Cultura; e Comunicação, Planeamento e Avaliação.

A visão assenta na articulação de estratégias e recursos com potencial educativo entre todos os atores da comunidade educativa, tendo como objetivo contribuir para a qualidade da educação e formação ao longo da vida, valorizando a cultura, a inclusão, a cooperação, a criatividade e o empreendedorismo, em prol do desenvolvimento do concelho.

O PEM apresenta cerca de 100 ações que respondem a diferentes áreas como a promoção do sucesso escolar e inovação pedagógica, segurança rodoviária, cidadania, desenvolvimento sustentável e educação ambiental, saúde e bem-estar, apoio às famílias e cultura nas escolas, onde se destacam a música, o teatro, o cinema, a pintura, a escultura, a literatura, a fotografia, o vídeo e o património. Os programas e projetos que integram o PEM abrangem cerca de 17.075 alunos da rede pública e privada do concelho.

Projeto Educativo Municipal

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999