“Não há melhor ferramenta para promover a igualdade social do que a educação”

Img 8459 1 675 2500
11 Setembro 2018

O vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, defendeu esta terça-feira na sessão de abertura do IX Fórum da Educação que “não há melhor ferramenta para promover a igualdade social do que a educação”.

“É fundamental que o nosso sistema de ensino seja verdadeiramente inclusivo, capaz de proteger e potenciar as faculdades de todos”, disse Gonçalo Lopes, numa jornada formativa para educadores, professores e técnicos especializados que esgotou o Teatro José Lúcio da Silva.

Na sua intervenção, defendeu ainda que “um território que aspira superar os desafios do presente e do futuro não se pode dar ao luxo de desperdiçar as capacidades e talentos da sua população”.

Foi com esse objetivo que, acrescentou, foi desenhado o Projeto Educativo Municipal do concelho de Leiria que não se confina ao espaço da sala de aula, mas propõe acompanhar o aluno com um plano de atividades complementares, que promovem a consolidação dos conteúdos programáticos e também a sua formação cívica.

A sessão de abertura teve como orador o administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, Guilherme D’Oliveira Martins, que defendeu a importância de se estabelecer uma relação “olhos nos olhos entre educador e educando”.

Na sua intervenção, considerou ainda que não há desenvolvimento sem educação de qualidade e que as sociedades que põem no centro das suas prioridades a educação são as mais desenvolvidas, destacando o papel da educação, ciência e cultura no desenvolvimento das sociedades.

“A sociedade que aprende é a sociedade que se desenvolve”, disse, acrescentando que no atual contexto não é possível saber qual vai ser o percurso do aluno, sendo por isso fundamental fornecer-lhe os meios para que possa responder aos desafios de uma sociedade de inovação.

Os trabalhos do Fórum Educação podem ser acompanhados em direto no facebook do Município de Leiria.