Passar para o Conteúdo Principal

“Não há melhor ferramenta para promover a igualdade social do que a educação”

Img 8459 1 675 2500
11 Setembro 2018

O vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, defendeu esta terça-feira na sessão de abertura do IX Fórum da Educação que “não há melhor ferramenta para promover a igualdade social do que a educação”.

“É fundamental que o nosso sistema de ensino seja verdadeiramente inclusivo, capaz de proteger e potenciar as faculdades de todos”, disse Gonçalo Lopes, numa jornada formativa para educadores, professores e técnicos especializados que esgotou o Teatro José Lúcio da Silva.

Na sua intervenção, defendeu ainda que “um território que aspira superar os desafios do presente e do futuro não se pode dar ao luxo de desperdiçar as capacidades e talentos da sua população”.

Foi com esse objetivo que, acrescentou, foi desenhado o Projeto Educativo Municipal do concelho de Leiria que não se confina ao espaço da sala de aula, mas propõe acompanhar o aluno com um plano de atividades complementares, que promovem a consolidação dos conteúdos programáticos e também a sua formação cívica.

A sessão de abertura teve como orador o administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, Guilherme D’Oliveira Martins, que defendeu a importância de se estabelecer uma relação “olhos nos olhos entre educador e educando”.

Na sua intervenção, considerou ainda que não há desenvolvimento sem educação de qualidade e que as sociedades que põem no centro das suas prioridades a educação são as mais desenvolvidas, destacando o papel da educação, ciência e cultura no desenvolvimento das sociedades.

“A sociedade que aprende é a sociedade que se desenvolve”, disse, acrescentando que no atual contexto não é possível saber qual vai ser o percurso do aluno, sendo por isso fundamental fornecer-lhe os meios para que possa responder aos desafios de uma sociedade de inovação.

Os trabalhos do Fórum Educação podem ser acompanhados em direto no facebook do Município de Leiria.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999