Passar para o Conteúdo Principal

Floresta Viva assinala memória dos incêndios e lança raízes à recuperação do Pinhal de Leiria

Copia 1 1 675 2500
01 Outubro 2018

Um ano após os trágicos incêndios que atingiram o concelho, o Município promove, dia 13 de outubro, na Lagoa da Ervedeira, o Floresta Viva, um evento que lança as raízes da recuperação do Pinhal de Leiria.

Jogos de floresta, hotel de insetos, remoção de espécies invasoras, eco-construção, jogos tradicionais, cianotipia, workshops, sementeira e estacaria são algumas das atividades de um programa que pretende juntar toda a família em torno de um dos ecossistemas mais emblemáticos do concelho.

“Neste dia pretendemos assinalar os trágicos incêndios ocorridos há um ano, com um conjunto de atividades que pretendem consciencializar os participantes sobre a importância daquele ecossistema e sobre o que cada um de nós pode fazer para o preservar”, disse a vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Leiria, Ana Esperança, na conferência de imprensa de apresentação do evento que decorreu esta segunda-feira no Centro de Interpretação Ambiental de Leiria.

Na sessão, Ana Esperança destacou que esta iniciativa pretende também envolver a comunidade na regeneração da floresta, para além de consciencializar para esta causa decisiva para o nosso futuro, que é a preservação do meio ambiente.

Tomás Ventura, presidente da Junta de Freguesia do Coimbrão, entidade parceira no evento, disse que os incêndios do ano passado não podem cair no esquecimento, considerando que a Floresta Viva não foi pensada apenas para a comunidade local, mas para todo o concelho que usufrui daquele espaço.

Por seu turno, Miguel Ferraz, da associação Flamingo Imbatível, convidou a população a juntar-se a esta iniciativa que pretende ser um dia de “comunhão com a natureza”, com muitas atividades lúdico-pedagógicas.

Para além desta iniciativa, o Município tem vindo a estabelecer contactos junto do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), no sentido de desenvolver iniciativas de reflorestação, que aguardam luz verde por parte deste instituto para serem concretizadas.

Os interessados em participar nas atividades do dia 13 deverão efetuar inscrição, sendo também possível garantir transporte gratuito de autocarro de Leiria para o evento.

Inscrições aqui

 

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999