Município de Leiria representado na entrega do Galardão Bandeiras Verdes Eco Escolas
Decorreu no passado dia 04 de outubro, na Expocentro, em Pombal a Cerimónia de Entrega do Galardão Bandeiras Verdes Eco Escolas.
A Vereadora do Ambiente, Ana Esperança, esteve presente neste evento, no qual a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) reconheceu o Município de Leiria por ser um Município Parceiro do programa Eco Escolas, e a EBI Colmeias, uma das Eco Escolas de Leiria, que recebeu um prémio no âmbito do concurso "Roupas usadas, não estão acabadas".
Encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas, no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade é o objetivo da ABAE, e em Leiria, são 16 os estabelecimentos de ensino que participam no programa Eco Escolas, nomeadamente: EB1 Andrinos; EB1 Guimarota; EB1 Capuchos; EB1 Amarela; EB1 Barosa; Colégio Senhor dos Milagres; Colégio Dinis de Melo; Colégio Conciliar Maria Imaculada; Centro de Bem Estar Infantil de Monte Real; Centro Escolar da Barreira; EBI Colmeias; EB 2 3 Dr. Correia Alexandre; Colégio Dr. Luís Pereira da Costa; EB Santa Catarina da Serra; EBS Henrique Sommer e Escola Secundária Afonso Lopes Vieira.
Refira-se que a participação dos estabelecimentos de ensino no projeto Eco Escolas é apoiada pelo Município de Leiria que financia a sua inscrição anual, bem como a atribuição da Bandeira Verde da escola no Programa.
Metodologia Eco Escolas
Inspirada nos princípios da Agenda 21 local (com origem na conferência da ONU ECO 92) é descrita em sete passos que visam garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.
Os 7 passos:
1. Formalização de um Conselho Eco Escola (grupo de trabalho com representação dos alunos em maioria, professores, funcionários, pais, município e outros elementos da comunidade, que sugere, discute e avalia o plano de atividades).
2. Realização de uma Auditoria Ambiental (ferramenta de diagnóstico do estado ambiental da escola e que permite uma verificação da evolução ao longo do tempo).
3. Construção de um Plano de Ação (planificação/previsão das atividades nos vários temas de trabalho: Resíduos, Água, Energia (fundamentais) + tema do ano (Floresta em 2017/18) + outros que a escola pretenda trabalhar.
4. Monitorização e Avaliação (análise do sucesso das atividades realizadas face a metas concretas – ex: diminuir em 20% os resíduos indiferenciados; criação de brigadas verdes para monitorização das ações da comunidade escolar.
5. Trabalho Curricular (as atividades Eco Escolas poderão ser integradas em várias disciplinas).
6. Informação e Envolvimento da Escola e da Comunidade Local (divulgação do Programa na escola e na comunidade; articulação com outras entidades; realização do Dia Eco Escolas.
7. Eco Código (conjunto de frases, ideias, compromissos elaboradas pelos alunos da escola, que traduzam o código de conduta/regulamento ambiental da escola)