Alunos convidados a celebrar Dia do Armistício com dois minutos de silêncio

Trincheiras   sector portugu s   neuve chapelle 1 675 2500
08 Novembro 2018

As escolas do concelho de Leiria vão ser convidadas a participar num movimento mundial que celebra o Dia do Armistício, que colocou um ponto final na Primeira Guerra Mundial, associando-se a um momento em que, através de dois minutos de silêncio, será prestada homenagem às vítimas de uma guerra que originou cerca de 20 milhões de vítimas, entre mortos e inválidos, e também aos sobreviventes.

Nesta iniciativa, dia 12 de novembro, às 11:00, o primeiro minuto é de homenagem às vítimas e o segundo aos sobreviventes deste conflito mundial.

O Município de Leiria decidiu lançar o desafio às escolas do concelho a participarem nesta homenagem mundial, por considerar que preservar a memória do nosso passado é um ato de cidadania que constrói as sociedades democráticas e participativas, alavancando-nos a valores comuns civilizacionais.

Recorde-se que o Dia do Armistício é celebrado a 11 de novembro, data em que evocamos o ano de 1918, em que, às 11 horas, foi assinado o acordo de paz entre os Aliados e a Alemanha, num vagão-restaurante, na floresta de Compiègne, colocando-se oficialmente um ponto final na Primeira Guerra Mundial, iniciada quatro anos antes.

Este dia 11 de novembro tornou-se desde então um dia de lembrança em homenagem aos soldados e sobreviventes da Grande Guerra.
Portugal participou na Primeira Guerra auxiliando os batalhões britânicos estacionados na Bélgica e também na África, enviando tropas para combater em Angola e Moçambique.

Imagem: Trincheiras – sector português – Neuve Chapelle