Peddy paper sensibiliza para as dificuldades que as pessoas com deficiência ou mobilidade condicionada enfrentam

01. cartaz inacessibilidades   c pia 1 675 2500
08 Novembro 2018

O Município de Leiria promove, dia 17 de novembro, pelas 10:30, um peddy paper com o objetivo de sensibilizar e consciencializar os munícipes para as dificuldades de acessibilidades que as pessoas com deficiência ou mobilidade condicionada, enfrentam no seu quotidiano.

Pretende-se também sinalizar locais com défice nas acessibilidades, para que seja efetuada uma proposta de intervenção a fim de minorar situações que efetivamente necessitam de correção.

Esta iniciativa surge como resultado da identificação, por parte dos grupos de trabalho do Conselho Municipal para a Inclusão da Pessoa com Deficiência, das áreas que requerem maior investimento e intervenção, o grupo de trabalho Acessibilidade, Segurança e Mobilidade irá promover uma ação de sensibilização que se traduzirá na realização de um peddy paper denominado Sentir (IN) Acessibilidades.

O percurso, ao qual serão associadas tarefas e/ou desafios, terá início no Largo Papa Paulo VI, passará pelo Jardim Luís de Camões, Praça Goa Damão e Diu, Praça Rodrigues Lobo e finalizará no Jardim das Laranjeiras da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, com um café convívio de partilha de experiências da atividade desenvolvida.

“Há que referir que o Conselho Municipal para a Inclusão da Pessoa com Deficiência tem estado a trabalhar afincadamente, sendo percetível que as várias entidades estão muito envolvidas e motivadas para que Leiria seja um exemplo de boas práticas na área da inclusão”, destaca a vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Leiria, Ana Valentim, acrescentando que o Município de Leiria irá apresentar uma candidatura à Marca de Entidade Empregadora Inclusiva.

Esta é a segunda iniciativa desenvolvida pelo Conselho Municipal, tendo decorrido no dia 27 de setembro o Seminário – Inclusão pelo Desporto.

Refira-se que o Conselho Municipal para a Inclusão da Pessoa com Deficiência foi constituído em novembro de 2017 e tem vindo a desenvolver um trabalho muito importante num objetivo comum a todos os conselheiros, que é tornar Leiria um concelho cada vez mais inclusivo.