Município de Leiria concede voto de louvor a Saul António Gomes

Saul a gomes   c pia 1 675 2500
28 Novembro 2018

O Município de Leiria aprovou esta terça-feira em reunião de Câmara a atribuição de um voto de louvor ao historiador leiriense Saul António Gomes, recentemente distinguido pela Academia Portuguesa da História com o Prémio História Francisco da Gama Caeiro, a propósito do seu livro “Leiria – Cidade e Diocese. Documentos Fundacionais (1545-1918)”.

No texto da deliberação, destaca-se o “notável talento de historiador” e a “grande paixão” de Saul António Gomes por Leiria, pretendendo-se com esta homenagem “deixar registada a gratidão, apreço e reconhecimento do Município de Leiria pelo seu prestimoso contributo para a história estudada do concelho”.

Recorde-se que no ano transato, o livro “Forais de Leiria”, coordenado cientificamente pelo Professor Doutor Saul António Gomes, fora distinguido pela

Academia Portuguesa da História com o Prémio Fundação António de Almeida, Prémio Joaquim Veríssimo Serrão – 2017, para História, uma vez mais sublinhando o significado de Leiria para o historiador e o quanto Leiria lhe é cara.

Saul António Gomes Coelho da Silva nasceu em Leiria a 23 de Junho de 1963.

Licenciado em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 1985, obteve depois o mestrado em História Medieval pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 1989, onde defendeu a dissertação O Mosteiro de Santa Maria da Vitória no Século XV.

O doutoramento em História, na especialidade de História Medieval, pela Universidade de Coimbra, foi em novembro de 2000, defendendo a dissertação intitulada In Limine Conscriptionis. Documentos, Chancelaria e Cultura no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra (Séculos XII a XIV).

Em 2007 fez as Provas de Agregação em História, na Universidade de Coimbra, tendo sido aprovado por unanimidade, e é, desde 2009, Professor Associado com agregação do Departamento de História da Faculdade de Letras de Coimbra.

Membro correspondente da Academia Portuguesa da História, é também colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa e investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra.

O seu rol de estudos e publicações é vasto e notabilíssimo, destacando-se aqueles que dedicou a Leiria, para além dos já referidos e que foram distinguidas pela Academia Portuguesa da História:

- Introdução à História do Castelo de Leiria;
- A População e o Povoamento de Leiria do Século XII ao XVI;
- A Comuna Judaica de Leiria das Origens à Expulsão. Introdução ao seu estudo histórico e documental;
- Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas. 8 – Leiria;
- Organização Paroquial e Jurisdição Eclesiástica no Priorado de Leiria nos Séculos XII a XV;
- O Convento de S. Francisco de Leiria na Idade Média;
- Notícia Sobre os Frescos de S. Francisco de Leiria;
- Oficinas Artísticas no Bispado de Leiria nos Séculos XV a XVIII;
- A Presença das Ordens Militares na Região de Leiria (Séculos XII-XV).

Recentemente tem vindo a coordenar monografias de algumas freguesias do concelho de Leiria (Souto da Carpalhosa, Maceira, Coimbrão, Pousos) e, desde maio de 2014, é o coordenador científico dos Cadernos de Estudos Leirienses onde também tem publicado valiosos estudos sobre a região.