Município de Leiria volta a conquistar galardão Eco XXI

Aei 1 675 2500
29 Novembro 2018

O Município de Leiria conquistou, pelo quinto ano consecutivo, o galardão Eco XXI, que reconhece a adoção de boas práticas de sustentabilidade valorizando, entre outros aspetos, a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental.

Este ano, o Município obteve uma pontuação de 75%, mais 4 valores que em 2017, com pontuação máxima no indicador relativo à promoção da educação ambiental - educação para o desenvolvimento sustentável por iniciativa do Município, tal como no indicador referente à qualidade do ambiente sonoro.

Para a conquista deste galardão foram igualmente relevantes as classificações obtidas em áreas como a cooperação com a sociedade civil em matéria de ambiente e de promoção do desenvolvimento sustentável, no que diz respeito à conservação da natureza em áreas classificadas tal como na proteção da biodiversidade e geodiversidade, e ainda no campo da qualidade do ar e informação ao público e qualidade da água para consumo humano.

Refira-se que o ECOXXI é um programa de educação para a sustentabilidade implementado em Portugal pela ABAE desde 2005, dirigido principalmente aos técnicos e decisores dos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local.

Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, este programa pretende avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, políticas e ações em torno de alguns temas considerados chave como, Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, Sociedade Civil, Instituições, Conservação da Natureza, Ar, Água, Energia, Resíduos, Mobilidade, Ruído, Agricultura, Turismo e Ordenamento do Território.

A cerimónia de entrega do galardão decorreu esta quinta-feira em Estarreja.