Passar para o Conteúdo Principal

Abrigo do Lagar Velho candidato a Marca Património Europeu 2019

Lapedo 1 675 2500
30 Novembro 2018

O Município de Leiria vai candidatar o Abrigo do Lagar Velho a Marca Património Europeu, que distingue sítios que representem um forte valor simbólico europeu e que confiram visibilidade quer à história comum europeia e à construção da União Europeia (UE), quer aos valores europeus e aos direitos humanos que são o sustentáculo do processo de integração europeia.

Apesar de esta iniciativa comunitária não envolver a atribuição de qualquer tipo de financiamento aos sítios ou aos Estados Membros, considera-se que os sítios distinguidos beneficiarão de maior visibilidade, uma vez que passarão a estar integrados na estratégia da UE de comunicação e de promoção da Marca do Património Europeu.

Por outro lado, a Comissão Europeia assegura a visibilidade da marca a nível europeu, nomeadamente criando e mantendo um sítio web próprio com informações de caráter geral sobre os sítios distinguidos e um ponto de partida para os sítios web de todos os sítios distinguidos.

Todos os sítios selecionados poderão participar nas atividades em rede e beneficiar de uma aprendizagem interpares, sendo que um dos principais benefícios da atribuição da marca são as oportunidades de participação nas atividades em rede reservadas aos sítios distinguidos.

A Marca do Património Europeu (MPE) tem por objetivos reforçar o sentimento de pertença à União Europeia por parte dos cidadãos europeus, em particular dos jovens, com base nos valores e elementos comuns da história e do património cultural da Europa, e na valorização da diversidade nacional e regional, e em promover a compreensão mútua e o diálogo intercultural. A Marca do Património Europeu proporciona aos cidadãos europeus novas oportunidades de aprendizagem sobre o nosso património cultural comum, embora diverso, a nossa história comum e os valores e o papel da UE.

Em Portugal, já mereceram a Marca do Património Europeu a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e a Carta de Lei da Abolição da Pena de Morte (1867), em 2014, e o Promontório de Sagres em 2015.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999