Passar para o Conteúdo Principal

Município de Leiria reconhecido como “Amigo do Desporto”

Galard o municipio amigos do desporto 2018 1 675 2500
04 Dezembro 2018

O Município de Leiria foi reconhecido como “Amigo do Desporto” pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD) e pela organização Cidade Social, pelas boas práticas adotadas nesta área.

O reconhecimento do Município ocorreu dia 29 de novembro, no âmbito do congresso da APOGESD, num universo de 88 municípios a nível nacional.

Refira-se que o Programa Município Amigo do Desporto consiste num grupo de boas práticas de ‘benchmarking’ e de formação em relação ao modelo de intervenção dos municípios no desenvolvimento de atividades físicas e desportivo.

Trata-se também, de um sistema de reconhecimento público de boas práticas, através da atribuição do Galardão “Município Amigo do Desporto”.

As candidaturas refletem a intervenção dos municípios, em área como a organização, planeamento desportivo e dimensão económica, tal como instalações e organizações desportivas existentes.

São também considerados os eventos de atividade física, desportivos e de formação desenvolvidos, os programas de atividade física e desportivos, as estratégias e práticas de promoção da sustentabilidade ecológica e da eficiência energética, tal como as práticas de desporto solidário e a promoção da ética desportiva e dos valores. São ainda tidas em conta as parcerias existentes, a realidade desportiva e de prática regular de atividade física, o cumprimento da legislação e a implementação de estratégias de marketing, comunicação e inovação.

Pedro Mortágua Soares, responsável nacional do programa, defende que “este programa parte do pressuposto de que o desporto e a atividade física são fatores de desenvolvimento do território e de melhoria da qualidade de vida da sua população, devendo ser reconhecidas as boas práticas, no sentido de as partilhar, potenciando a prática regular de atividade física e o desenvolvimento desportivo português”.

Com este programa, pretende-se criar e dinamizar um observatório do desporto municipal, sendo a sua missão “Monitorizar, reconhecer e divulgar as boas práticas de intervenção, no âmbito municipal, do desenvolvimento de práticas que potenciem a atividade física regular e o desenvolvimento desportivo português, partindo das práticas implementadas em cada concelho aderente ao programa”.

O programa tem o apoio institucional do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, tendo estado presente na cerimónia, que decorreu dia 29 de novembro, o presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Vítor Pataco.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999