Passar para o Conteúdo Principal

Município promove projeto que leva musicoterapia a 37 alunos do concelho

Musicoterapia 1 675 2500
10 Janeiro 2019

O Município de Leiria está a promover o projeto “O som das Emoções”, no âmbito do Projeto Educativo Municipal, que leva a musicoterapia a 37 alunos do pré-escolar e 1.º ciclo que frequentam a salas dos Centros de Apoio à Aprendizagem da EB Dr. Correia Mateus, EB Cruz D’Areia, EB Coimbrão, EB Colmeias e EB Maceira.
As sessões decorrem em contexto não verbal, em que a música, a dança e as expressões serão os mediadores das diversas técnicas a implementar durante cada sessão: canção de boas vindas, audição/entoação com ou sem mímica de cantos rítmicos e melódico com reprodução vocal e instrumental, estimulação individualização de cada criança, canção de despedida.
Segundo o relatório de avaliação do 1.º período letivo, é notório o envolvimento, reação aos estímulos e felicidade que as crianças demonstram no decorrer da sessão.
“O balanço deste primeiro período é bastante positivo, pelo que a musicoterapia se revela um importante recurso terapêutico coadjuvante do processo global que visa contribuir para a estimulação e desenvolvimento de competências cognitivas, motoras, sociais, emocionais, abrindo canais de comunicação quer do ponto de vista do contexto pedagógico quer da promoção de bem-estar e qualidade de vida, dado o âmbito de alguns alunos se situar mais neste registo do que propriamente na aprendizagem”, refere o documento.
A intervenção é realizada em grupo, apoiada pelas docentes e assistentes operacionais, semanalmente, com a duração de 45 minutos.
“A música tem sido utilizada, desde sempre, para comunicar e despertar sentimentos, influenciando profundamente os seres humanos. É uma forma de arte à qual poucos conseguem ficar indiferentes”, destaca Helena Brites, coordenadora do projeto.
Para além dos efeitos fisiológicos, a música tem a função de organizar o pensamento, a componente emocional, revelando uma influência na função psíquica e na memória. Desencadeia respostas emocionais (prazer, excitação, tristeza, medo…) relacionando-as com significados simbólicos.
De acordo com a definição da Federação Mundial De Musicoterapia (WFMT), “a musicoterapia procura, desenvolver e/ou restabelecer potenciais funções do individuo para que este alcance uma melhor organização intra e/ou interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida através da prevenção, reabilitação ou tratamento.”

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999