Município prepara regulamento para lançar Prémio Literário Afonso Lopes Vieira

Biblioteca visita guiada 1 675 2500
24 Janeiro 2019

O Município de Leiria aprovou esta terça-feira a abertura de um processo de consulta pública a uma proposta de Regulamento Municipal de Atribuição do Prémio Literário Afonso Lopes Vieira, um concurso literário nas modalidades de literatura infantil, poesia e novela e conto com um prémio de cinco mil euros.

Com este projeto, o Município visa instituir um prémio que tem como objetivo “homenagear e divulgar o poeta leiriense e homem da cultura Afonso Lopes Vieira, bem como incentivar a criatividade literária, a descoberta de novos valores no campo das letras e o gosto pela escrita”.

Com periodicidade bienal, este prémio será dedicado na primeira edição à literatura infantil, seguindo-se a poesia e a novela e o conto, sucessivamente, estando a participação aberta a cidadãos nacionais ou estrangeiros, maiores de idade.

Segundo o projeto de regulamento, as obras deverão ser inéditas, redigidas em língua portuguesa de acordo com as normas do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, e apresentadas sob pseudónimo. Propõe-se que a data limite de entrega de trabalhos seja 15 de setembro.

O projeto de regulamento vai ser submetido a consulta pública para recolha de sugestões, pelo prazo de 30 dias úteis, contados da publicação do projeto de regulamento na 2.ª série do Diário da República, e publicitado na Internet, no sítio institucional do Município de Leiria em www.cm-leiria.pt.