Passar para o Conteúdo Principal

Alerta meteorológico: previsão de tempestade 31 Janeiro a 01 Fevereiro

Imagem 1 675 2500
29 Janeiro 2019

Uma sistema de baixas pressões (daqueles que irá ter nome), já está a circular no Atlântico Norte a Sul da Gronelândia, e irá deslocar-se nos próximos dias para a Europa Ocidental (Golfo da Biscaya/Bretanha), onde para Portugal Continental produzirá alguma chuva moderada e depois aguaceiros e trovoadas, ventos fortes a muito fortes, onde podem chegar aos 90kph e agitação Marítima intensa (pode atingir os 8/9m), em especial dia 01 Fevereiro com maior intensidade ao território continental entre Lisboa e Viana do Castelo. Também poderá ocorrer a queda de neve acima dos 700/800m nas regiões do Norte e Centro respetivamente, em especial no dia 01, embora permaneça alguma incerteza qual a região em que será mais afetada.

Desta forma, especial atenção tanto ao vento, que soprará do quadrante Noroeste até 70kph e rajadas até 90kph, como agitação Marítima, que poderá atingir os 8/9m, mas salientamos o facto de existir muita energia e maré de tempestade "Stormsurge) associada à dinâmica do mar poderá agravar a situação da sublevação do oceano, em particular para os distritos do Litoral Oeste a Norte do cabo da Roca (Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa), em especial entre as 04:00 e as 17:00h dia 01 e Fevereiro.

Descrição
Este evento com características mais extremas ao nível do Vento e da Agitação Marítima, deve-se à localização de uma enorme área de baixas pressões associadas a superfícies frontais localizadas a Noroeste do Continente e que estão a induzir instabilidade no continente com uma progressão para Oeste (Europa a dentro), acumulando quer energia e aumentando de intensidade.
Desta forma, a partir da próxima 5ª feira (31) este fluxo com ar frio irá descer mais para Sul, associada a uma corrente de jacto e afetar o território continental com ventos e agitação marítima fortes e também existe a possibilidades de aguaceiros e trovoadas que podem ser de neve para a cotas de 700 e 800m no dias 01 e mais fracos no dia 02, mas com a cota a descer para os 600m.

https://en.sat24.com/en/sp/visual

Vento Fortes
Além da chuva moderada na madrugada dia 31, os ventos poderão ser fortes no Litoral Oeste e terras altas, em especial entre as 4:00h e as 16h de 6ªfeira (01).
Deste modo esperamos que nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda, Leiria e Lisboa, mas em especial entre Coimbra e Viana do Castelo ventos na ordem do 60 a 75kph e rajadas até os 90kph, contudo não será descartar que nas áreas montanhosas do interior essas rajadas possam atingir os 100kph ou que possam ainda ser mais fortes.
São ventos com alguma força destruidora capazes de derrubar árvores, andaimes, telhas, spots publicitários, entre outros objetos.

Imagem de Radar Precipitação
http://www.aemet.es/es/eltiempo/observacion/radar?w=0

 

Agitação Marítima

Devido ao tipo de sistema que se irá desenvolver com uma forte dinâmica e gradiente térmico e associado à corrente de jacto, irá originar uma rápida oclusão e grandes ondas.
Desta forma, a Agitação Marítima poderá chegar aos 8/9m (Canhão da Nazaré 17/18) devido à existência de muita energia e maré de tempestade (Stormsurge), associada à dinâmica do mar poderá agravar a situação da sublevação do oceano, em particular nos distritos do Litoral Oeste a Norte do cabo da Roca (Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa), em especial entre as 04:00 e as 17:00h dia 01 e Fevereiro.
Perante este cenário o mar poderá galgar as orlas marítimas vulneráveis, assim uma forte erosão e consecutiva remoção de grandes quantidades de areia.

Ondas (3pés=1m)

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999