Município substitui árvores devido a estado de degradação

06 Fevereiro 2019

O Município irá proceder no dia 7 ao abate e substituição de árvores do género Acer, em frente ao edifício do Banco de Portugal e no Jardim Luís de Camões.

Os quatro exemplares em questão foram sujeitos a avaliação do seu estado fitossanitário, através da inspeção visual, quantificando-se os defeitos que se mostraram críticos e a extensão dos defeitos internos pela utilização do resistógrafo.

Concluiu-se que todos os exemplares apresentam uma degradação generalizada do lenho com ocorrência de cavidades internas, algumas com aberturas para o exterior, com redução significativa na resistência biomecânica.

Os defeitos detetados continuarão a evoluir, conduzindo a maior instabilidade mecânica e consequentemente maior probabilidade de rutura.

Considerando-se a condição global do arvoredo débil, irá proceder-se ao seu abate e substituição.

Na envolvente do edifício do Banco de Portugal, serão substituídos apenas dois dos exemplares por árvores da mesma espécie, uma vez que, no terceiro, foram detetadas diversas infraestruturas no interior da caldeira.

A árvores localizada em canteiro junto à Estátua do Pastor Peregrino, no Jardim Luís de Camões, será substituída por um exemplar de Albizia.

Esta intervenção não deverá causar qualquer constrangimento na normalização da circulação rodoviária junto aos locais.