Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Município lança plataforma para submissão online de processos de urbanismo

Vereadora rita coutuinho 1 675 2500
26 Fevereiro 2019

O Município de Leiria lançou, no dia 06 de março, uma plataforma para submissão online de processos de urbanismo, anunciou esta segunda-feira a Vereadora das Operações Urbanísticas, Rita Coutinho, numa sessão de esclarecimento que juntou mais de 80 técnicos das áreas da engenharia e arquitetura e solicitadoria.

Este sistema, acessível através do site do Município de Leiria, permite a submissão de processos de urbanismo, nomeadamente pedidos de licenças de obras, pedidos de certidões, pedidos de fotocópias e pedidos de informações prévias, sendo possível aceder 24 horas por dia à plataforma sem tempos de espera.

Na sessão, a Vereadora defendeu que o desenvolvimento das plataformas de comunicação criou um novo paradigma na sociedade a que as instituições se devem adaptar.

“Estamos perante uma oportunidade de desenvolver soluções no sentido de agilizarmos e facilitarmos a comunicação entre os munícipes e os serviços”, disse Rita Coutinho, realçando que esta desmaterialização dos processos contribui para uma melhor organização dos serviços, libertando técnicos de tarefas assessórias, representando também vantagens para os técnicos externos que trabalham com o Município, nomeadamente ganhos de tempo e flexibilidade de organização, uma vez que poderão submeter os processos a qualquer hora.

“Estamos também perante um sistema que contribui para aprofundar uma relação de completa transparência que defendemos e queremos que paute a comunicação entre munícipes e os serviços públicos”, referiu a Vereadora do Planeamento e Ordenamento do Território e Operações Urbanísticas do Município de Leiria.

“Foi nesse sentido que avançámos para a adoção deste sistema, que acreditamos que vai constituir uma mais-valia para o nosso funcionamento interno mas também para o munícipe, que tem a possibilidade de acompanhar em tempo real o desenrolar dos seus processos de urbanismo”, acrescentou.

Para a utilização desta plataforma, os técnicos, promotores e munícipes terão de fazer o registo prévio, que permitirá, após validação pelo Município, a submissão de pedidos de urbanismo, bem como consulta de processos que estejam a tramitar nos serviços.

Deste modo, é possível acompanhar em tempo real o desenvolvimento do processo, o que contribuirá para aprofundar a estratégia de aposta do Município na transparência e na comunicação com o munícipe.

Na sessão ficou patente que esta plataforma terá uma grande adesão, tendo em conta o interesse demonstrado pelo elevado número de participantes, que se manifestaram agradados com esta evolução, tendo aproveitado a oportunidade para obterem resposta às suas questões sobre o funcionamento da plataforma.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title