Candidaturas ao Orçamento Participativo de Leiria terminam dia 14 de maio

01. orcamento participativo site 1 675 2500
15 Março 2019

Abriu esta sexta-feira o período de apresentação de ideias para o Orçamento Participativo de 2019-2020, este ano com uma verba de 447.444,22 euros para a concretização das propostas mais votadas.

O Orçamento Participativo tem como objetivos promover a participação informada, ativa e construtiva dos munícipes e incentivar o diálogo entre os munícipes e os eleitos locais. Visa ainda adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas da população, tendo em conta os recursos disponíveis, tal como contribuir para uma sociedade civil dinâmica e coesa e aumentar a transparência da atividade autárquica.

A participação é aberta a todos os cidadãos que entendam expressar‐se manifestando o seu interesse ativo, excluindo-se os que integrem os órgãos das autarquias locais no ciclo do Orçamento Participativo em curso.

A Carta de Princípios salienta que as propostas a apresentar devem ter em conta critérios de inovação e criatividade, claramente diferenciadores da atividade corrente do município, inseridas em terrenos do domínio público ou privado municipal.

O período de apresentação de ideias decorre até dia 14 de maio, podendo ser obtidas mais informações em https://op.cm-leiria.pt/

Calendário das etapas do Orçamento Participativo

Apresentação de Propostas‐ 15 de março a 14 de maio

Compilação e divulgação das Propostas apresentadas –20 de maio a 24 de maio;

Análise das propostas pelos serviços municipais –27 de maio a 01de julho;

Afixação da lista provisória de propostas – 5 de julho;

Período de reclamação –6 a 13 de julho;

Afixação da lista definitiva de propostas –15 a 19de julho;

Divulgação dos projetos para votação em Fichas de Projeto –31 de julho;

Votação – 1 de agosto às 23:59 horas do dia 15 de setembro;

Divulgação dos resultados da votação – 27 de setembro;

Contributos para a avaliação do processo – 1 a 31de outubro;

Apresentação do relatório de avaliação –até 2 de dezembro.