Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Dezassete entidades do concelho receberam selo de “Entidade Inclusiva”

Img 1843 1 675 2500
10 Abril 2019

Dezassete entidades do concelho de Leiria receberam esta quarta-feira o selo de “Entidade Inclusiva do Concelho de Leiria” em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em 2018 na integração de pessoas com deficiência nas suas estruturas, numa cerimónia no Museu de Leiria, em que estiveram presentes a secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, e o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro.

Na sessão, Raul Castro destacou o trabalho que as entidades homenageadas realizaram na área da inclusão, considerando que este investimento terá um importante retorno na valorização económica e social da atividade que desenvolvem.

“Os responsáveis pelas 17 entidades que hoje recebem este galardão constituem um feliz exemplo daquilo que deve ser o envolvimento da sociedade civil na integração e valorização da pessoa com deficiência”, disse.

Na sua intervenção referiu ainda o trabalho desenvolvido pelo Município, ao nível da adaptação estrutural dos edifícios do Município, eliminação de barreiras no espaço público e integração de recursos humanos com incapacidade na sua equipa de colaboradores.

O delegado Regional do Instituto do Emprego e Formação Profissional, António Alberto Costa, destacou a necessidade de desenvolver respostas diferenciadas numa área em que há ainda um longo caminho a percorrer, realçando que há muitas empresas privadas que estão na linha da frente na inclusão e integração de pessoas com deficiência.

A secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, realçou que “o Município de Leiria tem sido um parceiro incansável nesta temática da inclusão”.

Na sua intervenção, a governante disse que para abordar verdadeiramente a inclusão é necessário incluir as dimensões do emprego e da eliminação das barreiras arquitetónicas, estando a ser desenhadas medidas com o propósito de baixar a taxa de desemprego das pessoas com deficiência que disse ser ainda muito elevada, num desafio em que deseja envolver o setor privado.

Refira-se que a atribuição dos galardões, iniciativa do Conselho Municipal, no âmbito do eixo Educação, Formação e Educação, pretendeu reconhecer e valorizar as várias entidades concelhias que integraram pessoas com deficiência e incapacidade nos seus quadros, quer através da celebração de contratos de trabalho, quer por via de estágios profissionais ou curriculares.

Este ano foram distinguidas a Vidigal Wines, Ferreiras e Marcelino-Torneadas de Madeira do Lis, SAMP, Unilopes, Agri-Retalho, A. Reis, Lda, in Centea, JJCarmo, Baquelite Liz, Leonor Gaspar Ribeiro, Restaurante O Paulo, Zoopan, Diana Margarida Bernardino Pereira Moniz, Perola do Tempo, Metalomecânica Vítor Monteiro, Lda, O Dominó-Infantário e Jardim de Infância, e DRT Rapid-Protótipos e Moldes.

O Conselho Municipal da Inclusão das Pessoas com Deficiência foi constituído em novembro de 2017 com o objetivo de promover e valorizar a cidadania das pessoas com deficiência e suas organizações, bem como reconhecer as práticas inclusivas das várias entidades do nosso concelho.

Na sessão foi ainda feita a apresentação do Projeto Futuro Já, seguida de vários testemunhos sobre a perspetiva do empregador e a perspetiva do colaborador, encerrando com um momento musical pela SAMP.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze