RA4 acolhe jovens do ensino secundário na Marcha para a Cidadania

2019 marcharcidadania cartaz 1 675 2500
11 Abril 2019

O Regimento de Artilharia Nº4 (RA4) e a Câmara Municipal de Leiria promovem mais uma edição da iniciativa “Marchar para a Cidadania”, numa ação alinhada com as orientações da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

Esta iniciativa decorrerá nos dias 23 e 24 de abril e conta com a participação de cerca de 800 alunos do 10.º ano de escolaridade, do ensino regular e profissional das escolas: Escola Secundária Domingos Sequeira, Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, Agrupamento de Escolas Henrique Sommer e Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel.

Durante estes dois dias, os jovens terão a oportunidade aprender a história dos símbolos de Portugal, para além de participarem em diversas ações, como atividades desportivas, exposição de equipamento militar nas suas várias valências e conhecer as diversas formas de prestação de serviço militar.

A segurança e defesa nacional são fundamentais na promoção de uma cidadania completa e ativa, confluindo para a formação do indivíduo como cidadão participativo, iniciando o caminho do exercício da cidadania ao longo da vida.

“Marchar para a Cidadania” é também uma oportunidade para o RA4 divulgar os valores institucionais do exército: disciplina, honra, lealdade, coragem, disponibilidade e transparência.