Links rápidos

Museu de Leiria recebe projeto artístico 4 Estações

Convento 1 670 999
04 Maio 2016

O Museu de Leiria vai receber, durante um ano, o projeto artístico 4 Estações (em Santo Agostinho), que envolve jovens artistas da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR) e a Câmara Municipal através do Museu de Leiria.

Este projeto tem como ponto de partida as janelas distribuídas por todo o edifício do Museu de Leiria: algumas estão localizadas no espaço de exposição e articulam-se com os conteúdos expositivos, outras estabelecem diálogos com a distância ou proximidade do espaço exterior e, há outras janelas para descobrir...

Partindo deste conjunto de janelas e tendo como material de trabalho os cadernos de desenho e riscadores, os jovens artistas são convidados a fazerem uma residência com a duração de uma semana que termina com a exposição do resultado.

Os alunos são escolhidos pelo professor Philip Cabau*, sendo que este trabalho decorrerá ao longo de um ano em que a residência e produção têm lugar de segunda a sexta-feira, com inauguração da exposição ao sábado, ficando patente durante dois meses.

O projeto, apoiado pela Arquivo bens culturais e Viarco, envolve quatro artistas, quatro residências e quatro exposições em quatro estações do ano.

A primeira residência, realizada pelo jovem artista Pedro Brito, teve início na terça-feira, dia 3 de maio. A primeira inauguração está marcada para dia 7 de maio às 15:00h, na Sala do Capítulo do Museu de Leiria.

* Philip Cabau - Arquiteto de formação, trabalha também nas áreas das Artes Plásticas. É Professor Adjunto na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, do Instituto Politécnico de Leiria. Paralelamente, tem realizado diversos projetos de Arquitetura, Cenografia, Desenho de Exposições e Mobiliário.