Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  
Links rápidos

Município de Leiria adere à Rota da Floresta

Rota da floresta 1 670 999
16 Março 2018

O Município de Leiria vai aderir à Rota da Floresta, que terá início dia 21 de março, na sequência de um desafio lançado pelo Projeto Eco Escolas, da Associação Bandeira Azul a todos os Municípios.

O “Rota pela Floresta” pretende constituir-se numa ação catalisadora de sinergias entre as escolas e as autarquias (municípios e freguesias) com o principal objetivo de agir pela proteção dos ecossistemas existentes no município, com particular enfoque na floresta.

Estrutura-se em torno de uma atividade que visa ainda promover a mobilidade sustentável, e pôr em prática o exercício da cidadania, alertando para os direitos, deveres e responsabilidades de cada um dos intervenientes.

À semelhança da Rota Eco Escolas, será traçado um percurso entre as escolas aderentes ao projeto (15 das 16 eco escolas do concelho de Leiria irão participar), sempre que possível passando pelos espaços florestais do concelho para que se realize uma atividade de intervenção, como limpeza, erradicação de invasoras, plantações, ou outra.

Pretende-se, com esta Rota, que seja promovida uma pegada carbónica mais reduzida, privilegiando, sempre que possível, os percursos pedestres em bicicleta ou outros meios equivalentes.

Dada a dimensão do município de Leiria, bem como a distância entre as Eco Escolas, concessionários de marcas automóveis com veículos híbridos e elétricos associaram-se a esta iniciativa, cedendo as suas viaturas para o transporte dos alunos.

Entre as escolas circularão os pergaminhos que servirão de testemunhos que pretendem motivar sugestões, registar opiniões e simbolizar compromissos relativamente à proteção e gestão sustentável dos ecossistemas em geral e da floresta em particular.

No final da Rota, a última escola entrega os pergaminhos ao presidente da Câmara Municipal de Leiria.

No dia 21, às 10:15 , será feita a entrega da Bandeira e do Pergaminho “Rota pela Floresta”, pelos alunos do Colégio Dr. Luís Pereira da Costa (Monte Redondo - os alunos irão fazer este trajeto de comboio), no Centro de Bem Estar Infantil de Monte Real.

Às 10:30 é feita a apresentação do livro “A alga que queria ser flor”, com a autora Ana Cristina Tavares, no Centro de Bem Estar Infantil de Monte Real

Às 14:00 será feita a apresentação do livro “A alga que queria ser flor”, com a autora Ana Cristina Tavares, no Centro de Interpretação Ambiental de Leiria.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete