Obras na ESALV arrancam no dia 4
As obras de requalificação da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (ESALV) têm início no próximo dia 4 de março, segunda-feira, uma empreitada que terá uma duração prevista de 22 meses e um investimento estimado em 4.637.000 euros.
Financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), os trabalhos pretendem melhorar as condições de segurança e de conforto térmico e acústico, compatibilizar o edificado com as exigências de ventilação e de climatização, melhorar as acessibilidades para pessoas com mobilidade condicionada e o ambiente estético e ainda modernizar equipamentos e mobiliário interior.
No exterior, a entrada principal será reformulada e serão criados um parque para bicicletas, um campo de jogos, um anfiteatro, estacionamento, uma zona de estadia e um circuito de manutenção com distância máxima de um quilómetro.
A execução da obra será faseada, ou seja, cada um dos blocos da ESALV será intervencionado individualmente, podendo os trabalhos avançar para dois edifícios em simultâneo, caso o ritmo da empreitada o permita.
A Escola irá manter a sua atividade normal durante o período da requalificação, já que os blocos em intervenção serão substituídos por salas provisórias, a instalar junto ao campo de jogos.
Nas últimas semanas, o Município tem realizado reuniões com os diversos atores da comunidade educativa da ESALV, para informação de como os trabalhos irão decorrer, articulação da logística (mudança e armazenamento de materiais e equipamentos) e garantia de segurança para todos os que frequentam o estabelecimento de ensino, principalmente para os alunos.
À semelhança de outras obras, é disponibilizada a linha WhatsApp para receção de mensagens sobre o progresso da empreitada e eventuais constrangimentos, bastando, para tal, enviar uma mensagem gratuita para o número 967 420 650, com o texto SUBSCREVO ESALV NOME.
Esta intervenção resulta de um mapeamento realizado em parceria com o Ministério da Educação e com as respetivas direções escolares, cujo resultado determinou a necessidade de requalificação da ESALV como “Urgente”.
Neste levantamento, encontra-se também a Escola Básica de D. Dinis, que, com a classificação de “Muito Urgente”, que vai entrar em obra também na segunda-feira.