Aprovada arquitetura para requalificação do antigo Hotel Lis
O Município de Leiria aprovou, esta terça-feira, o projeto de arquitetura para requalificação do edifício onde funcionou o antigo Hotel Lis, um dos mais emblemáticos da cidade de Leiria, um processo que contempla também uma das casas desenhadas por Ernesto Korrodi.
Numa apresentação feita em reunião de Câmara, o arquiteto responsável pelo projeto explicou que o objetivo é criar uma unidade hoteleira, que será de quatro ou de cinco estrelas, com 52 quartos e oito apartamentos turísticos, restaurante, casa de chá, salas para reuniões e parque de estacionamento.
Considerando o projeto como um “desafio” e algo “bastante diferenciador”, Miguel Saraiva adiantou que a intervenção se baseia em três aspetos fundamentais: a fachada, a preservação da habitação de Korrodi, exigência do Município, e a coerência com a Igreja do Espírito Santo e a Fonte das 3 Bicas.
A traça frontal do edifício original será respeitada e será criada uma fachada mais recuada, através da qual será feito o acesso à entrada do hotel e aos quartos, tendo em conta que, segundo o arquiteto, a adjacência dos três edifícios históricos vai “unificar a construção de frente, vai dar escala urbana completamente diferenciadora”.
“A união com a casa de Korrodi reduz a empena, falamos de uma transição com remate diferenciador”, acrescentou Miguel Saraiva, referindo-se aos cinco pisos que serão construídos ao longo da morfologia do terreno, “com encaixe pouco penetrante na malha existente”, e que terão no topo uma piscina com miradouro para o Castelo.
Com uma área de implantação de 2.043,93 m2, o processo de construção encontra-se na fase de licenciamento, cujo projeto de arquitetura foi aprovado com os votos favoráveis dos eleitos pelo Partido Socialista e dos vereadores Álvaro Madureira e Branca de Matos.