Município de Leiria vai criar prémio Jorge Estrela

O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, anunciou esta segunda-feira que o Município de Leiria vai criar o Prémio Jorge Estrela, para distinguir trabalhos de investigação em história de arte.
O anúncio foi feito na inauguração da exposição “Jorge Estrela - esboço de uma biografia”, patente no Museu de Leiria e no Centro de Interpretação Ambiental de Leiria (CIA) até ao primeiro trimestre de 2023, onde o presidente referiu que este prémio, bienal, será de âmbito nacional, tendo sido criado com o objetivo de prestar tributo ao legado de Jorge Estrela.
Na cerimónia, Gonçalo Lopes destacou o papel de Jorge Estrela na cultura de Leiria, realçando que foi uma das figuras-chave na génese do Museu de Leiria, em particular pelo estudo aprofundado da coleção de pintura que ajudou a preservar, restaurar e valorizar.
“Este museu ocupa um lugar na sua biografia, o que muito nos orgulha, não apenas pela ligação afetiva que envolve, mas porque a sua chancela valida e eleva o nível deste projeto”, disse o presidente da Câmara Municipal de Leiria, destacando o contributo de Jorge Estrela, através do seu olhar profundamente culto, para uma leitura pluridisciplinar de um território, onde a pintura, a poesia, a botânica, a geometria ou a gastronomia foram sistematicamente exploradas, como parte de um todo indissociável.
Esta exposição explora diversas dimensões de Jorge Estrela, nomeadamente no que respeita à sua obra gráfica e enquanto artista plástico e pintor, mas também aos seus contributos no domínio do desenho animado e da banda desenhada, além de inúmeros contributos em disciplinas como a História, História da Arte, Museologia ou Micologia.
Além deste museu, a exposição estende-se ao CIA – Centro de Interpretação Ambiental – onde se aprofundam os temas de maior ligação à natureza, nomeadamente a micologia e a paisagem regional, sendo possível neste núcleo desenvolver serviços educativos e programação de cariz pedagógico e exploratório, dirigida à comunidade escolar e público em geral.
Natural de Angra do Heroísmo e residente em Leiria grande parte da sua vida, Jorge Estrela era especialista em arte, pintor, historiador e mestre pela Universidade da Sorbonne (França) em pintura intimista holandesa do século XVII.
Foi fundador da Sociedade Portuguesa de Micologia, tendo-se dedicado também a assuntos relacionados com a História da Arte em Portugal, estudo, restauro e classificação da coleção de pintura do Museu de Leiria.
Do seu trabalho destaca-se a colaboração no projeto de reabilitação do Mercado de Sant’Ana, as conferências e exposições como “A pintura em Leiria no século XVI”, “Leiria no tempo das invasões francesas”, “Korrodi e o restauro do Castelo de Leiria”, “Os Grafitos medievais do Mosteiro da Batalha” e “A Viagem de Cosme III de Medicis em Portugal, no ano de 1669”, entre outros.