Praça junto ao Santuário dos Milagres é inaugurada após obras de requalificação
Nos próximos dias 3, 4 e 5 de junho, será oficialmente inaugurada a praça junto ao Santuário Senhor Jesus dos Milagres, depois da empreitada de requalificação da Rua Cónego Lacerda, da Rua Cónego Amílcar e espaços envolventes ao monumento, que trouxe à zona maior conforto e atratividade.
O programa das festividades abre na sexta-feira, dia 3, às 19:30, com tasquinhas e a atuação da banda Katedral Music, estando agendado, para sábado, dia 4, um concerto da cantora Áurea, às 22:00, e o lançamento de fogo de artifício marcado para as 23:30.
No dia 5, domingo, às 12:00 decorre a cerimónia protocolar da inauguração, com guarda de honra com cavalos do Centro Hípico Dom Cavalo, seguindo-se a atuação da Filarmónica de São Tiago dos Marrazes, às 12:15, e dos Farratuga, às 15:00.
Para o Vereador das Obras Municipais (Freguesias), Ricardo Santos, a obra “veio dignificar a importância histórica e cultural que a zona tem para o concelho e contribui para a melhoria da qualidade de vida da população dos Milagres, mostrando que Leiria é muito mais do que o seu perímetro urbano”.
Com o objetivo de revitalizar a dinâmica da área, através de melhores condições para o seu caráter turístico-cultural, a obra de intervenção urbanística e ambiental incluiu a renovação das infraestruturas técnicas, a requalificação do pavimento, a melhoria das acessibilidades e da mobilidade, bem como o redimensionamento de estacionamentos, passeios e vias de circulação.
Foi ainda introduzida uma nova sinalética urbana, para além dos espaços verdes requalificados, com plantação de nova arborização, e de mobiliário urbano moderno e eficiente, criando zonas de estadia mais funcionais e apelativas, com garantia de conforto e segurança.
Na praça em frente ao Santuário, foi dada particular atenção às tradicionais festas que ali decorrem, através da colocação de novo pavimento, alinhamento, paralelismo e simetria, com vista a dotar o espaço de mais harmonia e melhor organização.
O estacionamento é agora composto por 64 lugares, sendo três de mobilidade reduzida, numa intervenção que teve um investimento de 754.798 euros.