Requalificação paisagística da encosta do Castelo adjudicada
O Executivo da Câmara Municipal aprovou, esta terça-feira, a adjudicação para a execução da empreitada de requalificação paisagística da encosta do Castelo, que inclui o espaço verde ali existente, a Fonte do Pocinho e a reabilitação de edificações municipais adjacentes ao antigo Horto Municipal.
Num investimento previsto que ascende quase aos 1,3 milhões de euros e com financiamento dos fundos comunitários, o projeto prevê a criação de pequenos percursos dentro da área de intervenção para ligação de diversos pontos de interesse.
Com um prazo estimado em 300 dias, encontra-se prevista a adequação da área natural a passeio, estadia e atividade física e desenvolver uma consciencialização ambiental, através da instalação de pontos de informação por sinalética ou monitores.
Para além disso, o Município pretende consolidar o caráter do local e de todo o conjunto a intervencionar, valorizar a azinhaga e a Fonte do Pocinho, bem como minimizar as alterações do relevo e da vegetação, com soluções que permitam aos espaços uma evolução sustentada, e ainda estabilizar as superfícies livres e corrigir os sistemas hidrogeológicos.
O contrato de adjudicação estará ainda sujeito a visto do Tribunal de Contas, não existindo assim previsão para o início da obra.