Biblioteca Municipal de Leiria recebe Tertúlia Livros e Dois Dedos de Conversa
A Biblioteca Municipal de Leiria recebe, dia 17 de fevereiro, às 17h30, a sessão de apresentação do livro “E depois da Revolução, Cinco Décadas de Democracia”, numa conversa moderada pela autora e jornalista Margarida David Cardoso, com a participação de dois autores - Sofia Marques da Silva e Luciano Amaral, integrada na Tertúlia Livros e Dois Dedos de Conversa, uma iniciativa da Biblioteca, resultante de uma parceria com a Fundação Manuel dos Santos.
O primeiro livro trazido a debate - E Depois da Revolução, Cinco Décadas de Democracia -, é uma breve história da democracia portuguesa a partir das reflexões de oito investigadores, acompanhadas de oito infografias sobre o progresso histórico dos últimos 50 anos, e que incidem no caminho que nos trouxe ao lugar onde estamos e o que há daqui em diante.
Margarida David Cardoso
Jornalista, começou em 2016 a trabalhar no jornal Público e, em 2019, mudou-se para a redação autogerida do podcast Fumaça. Coordenou, em 2020, o livro “Verdes Anos”, da Fundação Francisco Manuel dos Santos. É pós-graduada em Ação Humanitária, formada como técnica de apoio à vítima e atualmente estuda Psicologia na Universidade de Lisboa.
Luciano Amaral
Doutorado pelo Instituto Universitário Europeu de Florença, é professor associado da Nova School of Business and Economics. É licenciado em História pela Universidade Nova de Lisboa e doutorado em História e Civilização pelo Instituto Universitário Europeu de Florença, com especialização na área de História Económica. Publicou livros e artigos científicos em editoras e revistas internacionais. Também publicou livros para o grande público, como “Economia Portuguesa”, “As Últimas Décadas”, em 2010, pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, “Rica Vida”, em 2014, ou “Em Nome do Pai e do Filho...”, em 2015, ambos pelas Publicações D. Quixote.
Sofia Marques da Silva
Professora associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde trabalha na área da Sociologia da Educação e das Metodologias de Investigação em Educação. É membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), coordenando a Comunidade de Prática de Investigação sobre Juventude, Educação, Diversidade e Inovação. A sua investigação incide sobre inclusão, diversidade e juventude, jovens de regiões rurais e fronteiriças. É «convenor» da European Conference on Educational Research (ECER), diretora da revista «Educação, Sociedade & Culturas», vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, e perita da Education, Audiovisual and Culture Executive Agency (EACEA).