Ciclo de Concertos Diálogos diversifica programação do Centro de Diálogo Intercultural de Leiria
“Diálogos” é o tema do Ciclo de Concertos que integra a programação do Centro de Diálogo Intercultural de Leiria para 2023.
Com este Ciclo de Concertos, que contempla artistas internacionais cuja linguagem e reportório se adequam à missão de diálogo e interculturalidade do espaço onde decorrem, o Município de Leiria pretende fomentar a diversificação de ofertas culturais com projetos musicais de reconhecida qualidade.
Todos os concertos acontecem na Igreja da Misericórdia e as entradas serão gratuitas, mas sujeitas a inscrição prévia para cdil@cm-leiria.pt ou através do telefone 244 839 677 (chamada para rede fixa nacional).
Este ciclo de concertos estreou a 26 de fevereiro, com o projeto musical Ahlamu Zahar | Sueños de Azahar, no âmbito do XXIII Festival de Música Al-Mutamid, o qual transportou o público através de uma viagem sonora à florescente época cultural e artística de Al-Andalus, na qual conviviam as 3 culturas monoteístas do Mediterrâneo.
No dia 19 de março, às 19h00, o quarteto Eduardo Paniagua, Luis Antonio Muñoz, Cesar Carazo e Wafir Sheik apresenta Estrella del Mar – Ave Maris Stella, com música de tradição medieval que tem como tema o hino “Ave maris stella” nas Cantigas de Santa Maria de Afonso X, O Sábio. “Ave Maris Stella” é um dos hinos litúrgicos marianos mais cantados e difundidos da Idade Média.
Integrado nas comemorações do 6º Aniversário do Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, às 19 horas de dia 30 de julho, será apresentado o concerto Melodias de Al-Sharq Wa Al-Gharb, por Abu Tammam Ensemble.
Este grupo é composto por Alexánder Pewló (alaúde árabe, rubab, tambur e santur), Salah Sabbagh (percussões árabes), Houssam Hammoumi (nay e alaúde árabe) e Alba Morales (dança oriental). Trata-se de uma viagem musical desde Al-Sharq (Oriente) até ao Califado de Córdova (Al-Gharb – Ocidente). Além da viagem sonora, será possível apreciar também duas danças emblemáticas do mundo árabe: giro espiritual sufi e dança tanora.
Nani Noam Vazana fecha este ciclo de concertos no dia 17 de dezembro, às 19 horas, com Doze Canções de Natal. Estas 12 canções trazem-nos, na voz sensível e emotiva de Noam Vazana, toda a complexidade de sensações e memórias, despertando-nos os sentidos e celebrando a vida.
Nascida em Israel, esta cantora é uma das únicas artistas do mundo a escrever e compor em ladino, língua ameaçada de extinção.