Dia Aberto no novo Centro Escolar José Mattoso
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, e as vereadoras Anabela Graça, e Ana Valentim, responsáveis pela Educação e Desenvolvimento social, respetivamente, visitaram esta sexta-feira, dia 30 de setembro, o novo Centro Escolar José Mattoso, em Marrazes.
O novo centro irá abrir portas segunda-feira, dia 2 de agosto, no âmbito da componente de apoio às famílias e, a 12 de setembro, no início do ano letivo 2024/25.
Este foi um Dia Aberto a centenas de pais e encarregados de educação em que as visitas decorreram ao longo do dia, acompanhadas por Jorge Brites, diretor do Agrupamento, por Fernanda Paula, coordenadora da E.B. José Mattoso, entre demais docentes e pessoal de apoio. Uma oportunidade para ficarem a conhecer o espaço e observarem as excelentes condições em que as atividades letivas e não letivas irão decorrer.
Para Gonçalo Lopes, a abertura deste Centro Escolar, com capacidade para cerca de 600 alunos, reveste-se de grande importância, dado que é uma infraestrutura de excelência que tem todas as condições para oferecer uma educação de enorme qualidade. Localização, tecnologia, conforto, dimensão, pavilhão desportivo e sala polivalente são algumas das mais-valias referidas pelo autarca.
"Pensamento positivo e crítico da parte de pais e encarregados de educação é também importante, pelo que devem fazer chegar à escola, sempre que o entendam, as suas ideias e sugestões, para que esta seja uma escola ainda melhor", disse.
"Este é um Centro Escolar planeado e construído ao detalhe", salientou, por sua vez, a vereadora Anabela Graça, agradecendo todo o trabalho das equipas que vão acompanhar as crianças, dado que, conforme lembrou, "para além do espaço físico, as pessoas que nele trabalham são fundamentais para o sucesso da escola".
Anabela Graça aludiu ainda à componente de apoio à família que irá funcionar nos períodos antes e depois das aulas, com uma forte aposta numa área pedagógica de qualidade, que está a ser trabalhada ao pormenor com parceiros da comunidade escolar, num esforço conjunto, em que os pais são parte fundamental.
Numa homenagem a José Mattoso (1933-2023), historiador português, natural de Leiria (Marrazes), o novo Centro Escolar foi "batizado" com o seu nome.
José Mattoso
Estudou no Liceu Nacional de Leiria, ingressando depois na vida religiosa, tendo sido, durante 20 anos, monge da Ordem de São Bento, vivendo na Abadia Singerverga (Portugal), em Lovaina, na Bélgica, com o nome de Frei José de Santa Escolástica Mattoso.
Considerado uma das maiores referências do estudo das origens de Portugal e da Idade Média, José Mattoso exerceu, entre outras, as funções de presidente do Instituto Português de Arquivos e de director da Torre do Tombo.
Recebeu, entre outros, o Prémio Pessoa e o Prémio Internacional de Genealogia Bohüs Szögyeny. Foi ainda distinguido com o grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant' lago de Espada e com o Troféu Latino. Era, desde 2010, presidente do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e Tecnologia.