Michael Faustino e Odete Frazão assinalam nascimento do Poeta Afonso Lopes Vieira na Biblioteca Municipal de Leiria
O músico Mickael Faustino vai atuar quinta-feira, dia 26 de janeiro, às 19:30, na galeria de arte da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira e, no âmbito da exposição “Onde”, de Odete Frazão, interpretará a peça "Mountaintop", acompanhada de texto de Martin Luther King, numa homenagem a Afonso Lopes Vieira, vulto maior da literatura portuguesa e patrono da Biblioteca Municipal de Leiria.
A exposição "Onde" de Odete Frazão foi inicialmente inspirada na obra: "Onde a terra se acaba e o mar começa" do Poeta Afonso Lopes Vieira, que levou a uma coleção de 10 fotografias a preto e branco, e à qual se juntaram, mais tarde, outras fotografias da autoria da fotógrafa.
Odete do Adro Frazão nasceu em Leiria, em 1991. Licenciou-se em Tecnologias e Design Multimédia e fez uma pós-graduação em Comunicação Audiovisual e Multimédia. Trabalhou três anos como UX Designer em Lisboa e atualmente está a viver em Leiria e a trabalhar como Fotógrafa.
Mickael Faustino Iniciou os seus estudos musicais na trompa aos 15 anos, na Sociedade Artística e Musical Cortesense. Concluiu o seu mestrado na Hochschule fur Musik und Theater Felix Mendelsohn – Alemanha e, durante a sua formação foi selecionado para as melhores orquestras de Jovens tendo viajado por todo o Mundo. Tem criado diversos projetos, como o famoso, InMusic, com sessões por todo o país e programa na RTP2 e no CanalQ.
Afonso Lopes Vieira - O Patrono da BMALV
Afonso Lopes Vieira nasceu em 26 de janeiro de 1878, em Leiria, e faleceu em 25 de janeiro de 1946, em Lisboa. A sua infância foi vivida em Leiria e em idade escolar foi viver para Lisboa.
Nas Palavras da Investigadora Cristina Nobre, Afonso Lopes Vieira “é o último esteta verdadeiro. Bebeu na fonte da beleza e procurou espalhar essa sede por todos os meios ao seu alcance: a poesia, o ensaio, a intervenção nas causas cívicas, a música, a escrita para crianças, o bailado, a fotografia, o cinema, a divulgação cultural, a viagem... Afonso Lopes Vieira é uma figura literária e foi um eclético homem de cultura e de bom gosto que atravessou o final o século XIX e se instalou na história literária portuguesa com honras de notoriedade pública, durante a primeira metade do século XX”.