Projeto Leiria Cuida reconhecido com selo de mérito pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI)

O projeto Leiria Cuida recebeu o selo de mérito, atribuído na 2ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), lançada pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais.
O projeto Leiria Cuida destaca-se como um dos que obtiveram as melhores avaliações globais no âmbito dos critérios definidos pela RACCI, sendo o Município de Leiria reconhecido como um dos que adotam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.
O reconhecimento deste trabalho materializa-se na atribuição de um selo de mérito que Leiria poderá agora utilizar até ao final de 2023, data de vigência do mesmo.
De acordo com o inquérito feito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, as necessidades destes cuidadores vão desde a falta de apoio emocional/psicológico (64,6%), apoios relacionados com Estado (59,1%), apoios financeiros (51,8%), até à necessidade de receber formação específica em algum aspeto do processo de cuidar (41,2%).
Das 54 candidaturas recebidas de norte a sul do país pela RACCI, foram 42 as autarquias selecionadas para pertencerem à Rede recebendo o selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores informais.
Em 2021, o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais já tinha desenvolvido a mesma iniciativa, recebendo 50 candidaturas, das quais 24 foram reconhecidas com o selo.
Em 2022, com o apoio de algumas destas entidades locais, promoveram-se ações de formação presenciais para os cuidadores informais, uma ação que recebeu centenas de participantes para esclarecimento de dúvidas e partilha de informação.
Mais informações em www.movimentocuidadoresinformais.pt .
Sobre o projeto Leiria Cuida
Aprovado pelo Município de Leiria em julho de 2022, o projeto “Leiria Cuida”, é uma iniciativa de apoio aos cuidadores informais, com o objetivo de realizar ações individuais de formação e capacitação com vista à melhoria das condições no cuidado de cidadãos necessitados.
Os cuidadores informais enfrentam no seu dia-a-dia enormes desafios, quer do ponto de vista físico, quer psicológico, principalmente para os cuidadores de idosos, que nalgumas situações podem evoluir para um quadro de depressão e sobrecarga.
Pretende-se assim promover a qualidade de vida da pessoa cuidada, fomentar as competências pessoais, intelectuais e técnicas do cuidador, bem como melhorar a estabilidade emocional dos cuidadores, minimizando sentimentos de isolamento e solidão.
Em articulação com as Juntas e Uniões de Freguesia, são dinamizadas sessões personalizadas nos domicílios, onde a abordagem é efetuada em função das necessidades sentidas, com uma intervenção multidisciplinar, nas áreas da psicomotricidade, fisioterapia, psicologia, terapia da fala, entre outras.
No concelho de Leiria, encontram-se registados 60 cuidadores informais, sendo que o projeto “Leiria Cuida” se dirige a todos os cuidadores, independentemente de terem ou não esse estatuto, ao abrigo da lei aprovada em setembro de 2019.