Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  
Links rápidos

Qualidade do ar

Sabia que…?

A qualidade do ar é o termo usualmente utilizado para traduzir o grau de poluição no ar que respiramos.

A poluição do ar provoca graves efeitos negativos na saúde humana, nos ecossistemas e contribui para as alterações climáticas.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a poluição do ar é o risco ambiental mais preocupante para a saúde humana na europa. Os poluentes atmosféricos de maior preocupação do ponto de vista da saúde humana, devido à severidade dos seus efeitos, são o ozono troposférico (O3) e partículas (as de diâmetro inferior a 10 μm (PM10)), mas especialmente as de diâmetro inferior a 2,5 μm (PM2.5)).

Na região Centro, a monitorização da qualidade do ar é da competência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

Para garantir o acesso diário do público a uma informação compreensível, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em colaboração com as CCDR, disponibiliza diariamente a informação sobre a Qualidade do Ar nas Zonas e Aglomerações na forma de classificação qualitativa: Índice da Qualidade do Ar.
A informação diária sobre a qualidade do ar pode ser consultada através do portal: https://qualar.apambiente.pt/

 

Índice de qualidade do ar - Zona Centro Litoral

O índice de qualidade do ar permite uma avaliação qualitativa do estado da qualidade do ar e, face aos seus resultados, adequar comportamentos e ações no sentido da proteção da saúde humana, especialmente dos grupos mais sensíveis da população.

GRAFICO

Histórico anual do índice de qualidade do ar na Zona Centro Litoral, em 2015, 2016 e 2017 (APA: https://qualar.apambiente.pt/)

 

O índice determinado para a Zona Centro Litoral tem por base por base a informação obtida nas estações de qualidade do ar geridas pela CCDR-Centro, que correspondem à estação de qualidade do ar de Ervedeira (Leiria) e estação de qualidade do ar de Montemor-o-Velho (Montemor-o-Velho), ambas classificadas como estações “Regional de Fundo”.

 

Como contribuir para um melhor ar que respiramos?

  • Utilize menos o carro: Procure soluções alternativas como andar a pé, de bicicleta e de transportes públicos coletivos
  • Tenha uma condução mais sustentável: Procure evitar acelerações e conduzir a velocidade constante
  • Compre localmente: evite o transporte de produtos e consequentes emissões atmosféricas
  • Reduza, reutilize e recicle: diminua a produção de resíduos e consequentes emissões atmosféricas associadas ao tratamento
  • Seja racional com a utilização da energia: a produção de energia é uma das principais fontes de poluição do ar
  • Tenha em consideração critérios de eficiência energética na escolha de habitações e de equipamentos.

 

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete