Sabia que…?
A qualidade do ar é o termo usualmente utilizado para traduzir o grau de poluição no ar que respiramos.
A poluição do ar provoca graves efeitos negativos na saúde humana, nos ecossistemas e contribui para as alterações climáticas.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a poluição do ar é o risco ambiental mais preocupante para a saúde humana na europa. Os poluentes atmosféricos de maior preocupação do ponto de vista da saúde humana, devido à severidade dos seus efeitos, são o ozono troposférico (O3) e partículas (as de diâmetro inferior a 10 μm (PM10)), mas especialmente as de diâmetro inferior a 2,5 μm (PM2.5)).
Na região Centro, a monitorização da qualidade do ar é da competência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
Para garantir o acesso diário do público a uma informação compreensível, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em colaboração com as CCDR, disponibiliza diariamente a informação sobre a Qualidade do Ar nas Zonas e Aglomerações na forma de classificação qualitativa: Índice da Qualidade do Ar.
A informação diária sobre a qualidade do ar pode ser consultada através do portal: https://qualar.apambiente.pt/
Índice de qualidade do ar - Zona Centro Litoral
O índice de qualidade do ar permite uma avaliação qualitativa do estado da qualidade do ar e, face aos seus resultados, adequar comportamentos e ações no sentido da proteção da saúde humana, especialmente dos grupos mais sensíveis da população.
O índice determinado para a Zona Centro Litoral tem por base por base a informação obtida nas estações de qualidade do ar geridas pela CCDR-Centro, que correspondem à estação de qualidade do ar de Ervedeira (Leiria) e estação de qualidade do ar de Montemor-o-Velho (Montemor-o-Velho), ambas classificadas como estações “Regional de Fundo”.
Como contribuir para um melhor ar que respiramos?