Passar para o Conteúdo Principal

Exposição permanente

20100217145449750544 1 999 999

Casa da Salgadeira

Pelas suas características específicas foi constituído um percurso que procura antes de tudo recriar os ambientes que reportam às memórias e vivências de trabalho e lazer nesta grande Casa Agrícola, elas próprias retalhos da vida da comunidade rural da região leiriense de outrora.

As colecções do Agromuseu constituem o acervo que existia na «Casa Agrícola Pereira Alves de Matos Carreira», merecendo particular destaque as alfaias agrícolas, os transportes, os objectos ligados à vitivinicultura e os utensílios do quotidiano.

As alfaias agrícolas e os transportes tradicionais constituem a base mais importante das colecções do Agromuseu, por representarem a actividade dominante da Casa e da Região – a agricultura. Inseridos no seu ambiente de utilização, salientam-se os objectos usados nos trabalhos dos campos, como o arado e a grade, as foicinhas e foices, as enxadas, os ancinhos, forcados e forquilhas, os cestos ou poceiros, e os instrumentos tradicionais de debulha e limpeza dos cereais como o mangual ou malhal, joeira ou crivo, o rodo, e a tarara.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999