Passar para o Conteúdo Principal

11. PRAÇA RODRIGUES LOBO

11. PRAÇA RODRIGUES LOBO

PRAÇA RODRIGUES LOBO

Na época medieval foi esta a Praça de São Martinho, onde se localizava a Igreja de S. Martinho, já existente em 1211. Defronte desta, situaram-se no início do século XV a Casa da Câmara, a Cadeia, o Pelourinho e o Paço dos Tabeliães. O atual edifício do Ateneu de Leiria, foi o antigo palácio setecentista da família Oriol Pena, cujo brasão ainda ostenta na fachada voltada para a Rua Vasco da Gama. Nele funcionou no século XIX, a Assembleia Leiriense de que Eça de Queirós era sócio e onde ia ler os jornais. No seu romance “O Crime do Padre Amaro”, a praça era o local de encontro dos notáveis da cidade. Nesta praça situou-se o Banco Raposo de Magalhães onde trabalhava José Maria Gomes, ou Tomé, amigo de Miguel Torga.

Praça Rodrigues Lobo (Rodrigues Lobo Square)

Praça Rodrigues Lobo was, in medieval times, known as Praça de São Martinho (St. Martin Square). Already in 1211 existed here the Church of São Martinho. In front of it, in the early 15th century, stood the Town Hall, the jail, the Pillory and the Palace of Notaries. The current building of Leiria’s Athenaeum was the former 18th century palace of the family Oriol Pena, whose coat of arms is still visible on its façade turned to Rua Vasco da Gama. It was there that worked, in the 19th century, the Assembly of Leiria from which Eça de Queiroz was a collaborator and where he used to read the newspapers. In his novel "The Crime of Father Amaro”, the square was the meeting point of local notables. Here was also located the Raposo de Magalhães’ bank where José Maria Gomes also known as Tomé, a friend of Miguel Torga, worked.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999