Embaixador da Indonésia em Portugal recebido hoje em Leiria

30 Junho 2014

O novo Embaixador da Indonésia, em Portugal, Mulya Wirana, foi hoje recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, numa visita de cortesia que o trouxe à nossa cidade.

Durante o encontro, em que estiveram presentes vereadores do executivo municipal, foi feita uma apresentação do Município de Leiria tendo Raul Castro transmitido ao embaixador o interesse do município em estreitar relações com a Indonésia.

Para o autarca no mundo global em que vivemos o reforço das relações culturais e económicas entre os povos é uma mais-valia para todos, referindo que se a oportunidade de desenvolver um relacionamento mais próximo com a Indonésia, se proporcionar, este é um desafio que Leiria irá encarar com entusiasmo.

Mulya Wirana agradeceu a forma simpática e calorosa como foi recebido e aludiu ao facto da História ter ligado já há séculos, Portugal e Indonésia, no tempo das descobertas. “Muitas palavras indonésias escrevem-se e pronunciam-se como em Portugal. Esta é uma herança histórica”, sublinhou.

O diplomata brincou também com o facto do Cristiano Ronaldo ser o maior embaixador de Portugal na Indonésia, onde todos o conhecem e admiram.

Relativamente ao estreitamento de laços entre Leiria e algumas regiões da Indonésia com características que favoreçam o relacionamento de ambos os povos, o embaixador da Indonésia referiu que já muito trabalho está a ser feito neste sentido. “Uma das minhas prioridades em Portugal é andar no terreno para perceber os seus potenciais” referiu Mulya Wirana, que mencionou ainda o facto da Indonésia , tal como a China, poder ser uma porta de entrada para novos mercados.

Terminou agradecendo a receção nos Paços do Concelho e prometeu voltar. Aludindo às palavras de Raul Castro, reforçou a ideia de que neste mundo globalizado Portugal e a Indonésia possuem o potencial para o estreitamente das suas relações quer comerciais quer culturais.