Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Castelo de Leiria tem guia multimédia para telemóveis e tablets (VÍDEO)

Scw 7260 1 675 2500
14 Julho 2014

O Castelo de Leiria já pode ser visitado com a ajuda de uma aplicação, um guia multimédia, e através do aluguer de tablets, permitindo a visualização de textos, imagens e vídeos, para além de disponibilizar áudios em português, inglês e castelhano.

A novidade foi anunciada esta segunda-feira, durante uma conferência de imprensa que serviu para apresentar o resultado de uma parceria entre a Câmara de Leiria e uma jovem empresa da região, a Digital Impulse.

O guia multimédia está disponível para download na App Store e na Google Play para os sistemas IOS e Android, respetivamente, por 89 cêntimos, mas o software também pode ser explorado na visita ao castelo de Leiria se o visitante alugar um dos tablets disponíveis, por um euro.

“É uma mais-valia para o município e para os visitantes, num momento em que os áudio-guias que tínhamos, com três e quatro anos, já se assumiam como um equipamento quase pré-histórico. Este guia melhora significativamente a qualidade da visita ao castelo e permite a visualização de conteúdos que têm a ver com a atividade do município e que podem ser atualizados a qualquer momento”, sublinhou o vereador da Cultura da autarquia.

Gonçalo Lopes aproveitou ainda para destacar que a parceria com a empresa que explora a aplicação e o aluguer dos tablets terá uma duração de ano e meio, sendo que após essa data a aplicação ficará disponível para ser descarregada gratuitamente.

 

Estreia/teste no Mercado Medieval 

 

O diretor criativo da Digital Impulse, empresa que no ano passado foi uma das cinco startup destacadas pelo programa Microsoft BizSpark, salientou que “o castelo de Leiria é um caso de estudo, devido à sua utilização inteligente”, mas que precisava de uma melhoria no acompanhamento da visita.

Samuel Fialho defendeu que a partir de agora “a visita pode ser feita de uma forma mais individualizada, a partir do telefone pessoal ou do tablet, mas a aplicação permite igualmente a partilha de conteúdos”.

A acessibilidade para pessoas portadoras de deficiências, a visualização de imagens e vídeos, o áudio em português, inglês e castelhano, bem como a função de geolocalização que permite ao visitante receber notificações ao longo do percurso no castelo foram mais-valias apontadas pelo responsável da empresa.

Um dos primeiros testes do guia está marcada para os dias 25,26 e 27 de julho, aquando da realização do Mercado Medieval “Em Tempos d’El Rey D. Dinis”, um evento em que são esperadas milhares de pessoas no castelo de Leiria.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete