Castelo de Leiria tem guia multimédia para telemóveis e tablets (VÍDEO)

Scw 7260 1 675 2500
14 Julho 2014

O Castelo de Leiria já pode ser visitado com a ajuda de uma aplicação, um guia multimédia, e através do aluguer de tablets, permitindo a visualização de textos, imagens e vídeos, para além de disponibilizar áudios em português, inglês e castelhano.

A novidade foi anunciada esta segunda-feira, durante uma conferência de imprensa que serviu para apresentar o resultado de uma parceria entre a Câmara de Leiria e uma jovem empresa da região, a Digital Impulse.

O guia multimédia está disponível para download na App Store e na Google Play para os sistemas IOS e Android, respetivamente, por 89 cêntimos, mas o software também pode ser explorado na visita ao castelo de Leiria se o visitante alugar um dos tablets disponíveis, por um euro.

“É uma mais-valia para o município e para os visitantes, num momento em que os áudio-guias que tínhamos, com três e quatro anos, já se assumiam como um equipamento quase pré-histórico. Este guia melhora significativamente a qualidade da visita ao castelo e permite a visualização de conteúdos que têm a ver com a atividade do município e que podem ser atualizados a qualquer momento”, sublinhou o vereador da Cultura da autarquia.

Gonçalo Lopes aproveitou ainda para destacar que a parceria com a empresa que explora a aplicação e o aluguer dos tablets terá uma duração de ano e meio, sendo que após essa data a aplicação ficará disponível para ser descarregada gratuitamente.

Estreia/teste no Mercado Medieval

O diretor criativo da Digital Impulse, empresa que no ano passado foi uma das cinco startup destacadas pelo programa Microsoft BizSpark, salientou que “o castelo de Leiria é um caso de estudo, devido à sua utilização inteligente”, mas que precisava de uma melhoria no acompanhamento da visita.

Samuel Fialho defendeu que a partir de agora “a visita pode ser feita de uma forma mais individualizada, a partir do telefone pessoal ou do tablet, mas a aplicação permite igualmente a partilha de conteúdos”.

A acessibilidade para pessoas portadoras de deficiências, a visualização de imagens e vídeos, o áudio em português, inglês e castelhano, bem como a função de geolocalização que permite ao visitante receber notificações ao longo do percurso no castelo foram mais-valias apontadas pelo responsável da empresa.

Um dos primeiros testes do guia está marcada para os dias 25,26 e 27 de julho, aquando da realização do Mercado Medieval “Em Tempos d’El Rey D. Dinis”, um evento em que são esperadas milhares de pessoas no castelo de Leiria.