Nova iluminação amiga do ambiente poupa na fatura energética de Leiria

Iluminacao led 1 675 2500
14 Julho 2014

A Câmara Municipal de Leiria e a EDP iniciam amanhã, dia 15 de julho, uma intervenção no Bairro dos Capuchos, prosseguindo o Plano de Eficiência Energética delineado pela autarquia.

Seguem-se Nova Leiria, Av. Nossa Senhora de Fátima, Rua Miguel Torga, Av. General Humberto Delgado, Rua Emília Silva Carvalho, Rua João Paulo II, Largo do Município, envolvente ao tribunal e Av. Dr. João Soares até ao Largo do Liceu.
“Menor consumo de energia, menores custos e, em simultâneo, maior eficiência é o que a autarquia pretende com este plano energético, que começa por ser um trabalho piloto de monotorização das vantagens das luminárias led” afirmou o vereador Lino Pereira, responsável pela área da iluminação pública.

Atualmente a Câmara de Leiria gasta 11 607,77 euros com a iluminação anual destas artérias da cidade. Com as luminárias Led, irá gastar na ordem dos 3.700 euros, o que se traduz numa poupança anual de cerca de 7.900 euros.
O investimento da autarquia para a instalação destas luminárias é de aproximadamente 14 mil euros.
No âmbito da política de eficiência energética que tem vindo a ser adotada pelo município, foram já substituídas todas as luminárias do Jardim Luís de Camões por luminárias led.
Refira-se que a iluminação led, além de todas as vantagens referidas contribui também para a proteção do ambiente com a diminuição da emissão de gases e respetivo efeito de estufa.